A minha Lista de blogues

terça-feira, 18 de junho de 2019

Encontro Spohom na residência do Reino Unido

Realizou-se hoje mais uma reunião mensal de cônjuges de chefe de missão (Spohom), desta vez na residência do Reino Unido. Falou-se como vamos perder membros, pois muitos embaixadores serão substituidos por colegas embaixadoras e mesmo que estas venham com os maridos, é dificil conseguir que estes últimos venham aos nossos convívios. Tiraram-se muitas fotografias de despedida.

 A comissão que vigorava quando cheguei.

A nova comissão com a dona da casa





quinta-feira, 13 de junho de 2019

A Seleção Nacional de andebol vence a Roménia



Esta tarde, em Bucareste, a Seleção Nacional de andebol venceu por 24-19 a Roménia e assegurou o apuramento para a fase final do Europeu de 2020.


Ah! Ah! Ah!

Trump diz que falou com o Prince of Whales...
Será este?









 in THE GUARDIAN

https://www.theguardian.com/us-news/2019/jun/13/spouting-off-trump-boasts-of-meeting-prince-of-whales


Da Rússia a Espanha

Ontem foi o Dia Nacional da Rússia. Quando chegámos já estavam a cantar o hino nacional russo. A mesma cantora também cantou o romeno. O dia estava quente e húmido. Não sabia se era melhor ficar na rua ou no salão cheio de gente. Procurei a minha colega russa, que é simpatiquíssima, para lhe desejar felicitações. Depois tirei algumas fotos e foi a altura de partir para um muito agradável jantar na Embaixada de Espanha, onde estavam reunidas pessoas de vários paises ibero-americanos ( exceto a Venezuela). A alegria, apesar de ser um jantar de despedida, a descontração e boa disposição tipicas foram evidentes em ambiente completamente latino.















Já assisti a uma representação deste coro. São muito bons.

No Outono, quando podarem as hortênsias, vou pedir uns galhos para plantar em Coimbra.
È dificil encontrar hortênsias azuis, como há na Madeira, mas a cor destas flores tem a ver com o tipo de solo e não com a planta.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Dia de Portugal 2019 em Bucareste




A celebração do Dia de Portugal em Bucareste realizou-se ontem com Fado de Coimbra, na Casa Radio, a sala de espetáculos da Rádio Nacional da Roménia. O anfiteatro tem capacidade para 800 pessoas e estava praticamente cheio. No site da Casa Radio havia um aviso que os bilhetes tinham esgotado. É uma bela sala com uma acústica excelente e um grande e bonito orgão como cenário de fundo.








Exposição de radios antigos





O concerto foi uma forma especial de celebrar a poesia, recordando Camões e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Os músicos convidados vieram de Coimbra: Ricardo Dias (guitarra portuguesa), Nuno Silva (voz) e Luís Ferreirinha (viola).




Ricardo Dias, Nuno Silva e Luís Ferreirinha comigo, no palco, antes do concerto.

Os dois instrumentistas já tinham tocado em Caracas, antes da minha chegada (só fui ter com o meu marido uns meses depois, quando acabaram os exames na escola onde estava a trabalhar). Já tinham mostrado grande talento e, claro está, capacidade de adaptação a ambientes estrangeiros....

Antes de começar o concerto houve uma parte protocolar com o eng. Popescu, da Embaixada de Portugal, como mestre de cerimónias, anunciando os hinos da Roménia e de Portugal e os discursos do Embaixador e do convidado de honra, o Ministro para os Assuntos Europeus, que já tinha  estado em dois almoços de trabalho na Embaixada de Portugal, por ocasião de visitas de governantes portugueses.

Os espetadores podiam acompanhar o concerto através do programa, que continha uma mensagem do Embaixador, as biografias dos músicos e informações breves acerca da história do Fado de Coimbra e da Guitarra portuguesa e as poesias das músicas traduzidas em romeno e em inglês.






Houve algumas mudanças no programa. O vocalista, que se exprimia bem em inglês, teve o cuidado de informar o público, de maneira muito breve, acerca das peças apresentadas, umas só instrumentais e outras cantadas. Além da ótima execução, eram bem humorados. Quando o concerto se aproximava do fim agradeceram ao público a participação, pois, segundo disseram, éramos o quarto instrumento. Foi bonito. Aliás, se quisesse caracterizar o desempenho diria que foi musicalmente excelente e com muita classe. No final muitas pessoas da audiência puseram-se espontaneamente de pé a aplaudir,  o público delirou.







Fizeram dois encore e este concerto inolvidável terminou com Coimbra/Abril em Portugal. Para o público poder acompanhar, Nuno Silva ensinou, a brincar, 3 palavras em português " LA LA LA" e o público respondeu cantando.




Cheguei cedo  à Casa Radio e ainda fui espreitar o local, onde iria realizar-se a receção, depois do concerto. Pareceu-me muito bem arranjado. Ainda estavam a arranjar a mesa. A empresa contratada foi a mesma que serviu um almoço à Seleção Portuguesa de Rugby na Chancelaria da Embaixada de Portugal, o ano passado.



Ainda faltavam os cerca de 300 pastéis de bacalhau que foram feitos cá em casa...

(só uma parte dos espetadores teve convite para a receção)

























Foi com grande orgulho que participei, este ano em Bucareste, na celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Muitas pessoas vieram elogiar-me a sua organização e a originalidade do Fado de Coimbra. Foram também muitas as manifestações de agrado pelo concerto.  A maior parte das pessoas vestiu-se de acordo com a ocasião, elegantes, mostrando assim apreciação pelo convite. Os militares portugueses, fardados, deslocaram-se de longe, onde estão a trabalhar, para virem  celebrar este dia. Gostei igualmente de notar a presença de professores de português, quer do ensino secundário quer do universitário, acompanhados por alunos.

A Rádio, que teve o cuidado de fazer a promoção do espetáculo, ofereceu convites à Embaixada, para convidados oficiais e alguns foram comprados  pela Embaixada, organizadora do concerto, para distribuir às escolas e aos patrocinadores. A  parte restante foi vendida na bilheteira.   

Espero ter oportunidade de ouvir estes músicos tocar noutro local no estrangeiro, antes da minha reforma ou então em Coimbra, onde vive o meu filho com a mulher e os meus netos (não me posso esquecer que o meu último neto, com 8 semanas, é coimbrão). Um concerto com um trio é mais fácil de organizar, julgo eu, do que a vinda de um músico para tocar com uma orquestra e interpretar música de autores portugueses, como foi possível em Caracas por três vezes (com Pedro Meireles a tocar Luís Freitas Branco; António Rosado a interpretar João Domingos Bomtempo  e João Bettencourt da Câmara mais um concerto para piano e orquestra de João Domingos Bontempo e a Balada de Luís de Freitas Branco)





Creio que posso dizer que a celebração do Dia de Portugal  foi um sucesso. A Embaixada de Portugal em Bucareste está de parabéns! E eu estava feliz.













Fotografias:
M. Teresa R.
Cristina B.

Video:
Andre M.

Recordando outros posts do Dia de Portugal:

 em 2017,  2016, 2015, 2013

domingo, 9 de junho de 2019

Portugal vence Holanda e conquista Liga das Nações


Portugal vence os Países Baixos por 1-0 e conquista a primeira edição da Liga das Nações com um golo de Gonçalo Guedes.


O treinador Fernando Santos também está de parabéns.


Tom Clancy´s Jack Ryan


Entre ontem e hoje vi os 8 episódios desta série original da Amazon TV. Muito divertido!!!

sábado, 8 de junho de 2019

Fado de Coimbra em Bucareste


Este ano, o Dia de Portugal celebra-se em Bucareste com Fado de Coimbra, no dia 11 de junho, na Sala Radio, que está esgotada.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Festa da Rainha



A Rainha Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926. Portanto, fez 93 anos. Contudo, a comemoração pública do seu aniversário é sempre neste mês, quando o tempo está melhor para uma grande parada, como é Trooping the Colour, que este ano será no próximo sábado, 8 de Junho.

Realizou-se, hoje, em Bucareste, a Festa da Rainha.

O ano passado, coincidiu com a despedida dos Embaixadores, que regressaram ao Reino Unido.







Os fish and chips também estavam muito bons...


O Aston Martin deste ano...






 E o bolo estava lindo...e patriótico...












Os meus parabéns a Sua Majestade!