A minha Lista de blogues

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Fotografias "antigas"

Sempre que venho a Lisboa gosto de rever os álbuns antigos. Como os meus netos fazem anos esta semana: a minha neta 2 anos (amanhã) e o meu neto 3 anos (no sábado) estive a fazer o scan das fotos dos pais com a mesma idade...






Ancara, 6 abril 1989





Algés, 26 abril 1987

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Os Biombos Nanban do MNAA




Sempre que vou ao Museu das Janelas Verdes, para ver uma exposição temporária, gosto de ir ao primeiro andar rever os Biombos Nanban. Da última vez, tirei fotografias e pensei fazer um post para enviar às minhas amigas japonesas. O ano passado, quando estive no Japão e visitei o seu Museu Nacional, vi muitos biombos, mas nenhum representando a Arte Nanban. A minha amiga informou-se e disseram-lhe que não estavam em exposição naquela altura. Depois soube que a maior coleção encontra-se na cidade de Kobe, que não visitei.

A origem do nome Nanban vem de naban-jin, ou "bárbaros do sul", expressão com que os japoneses apelidaram os estrangeiros, que comerciavam com o Japão através da ilha de Kyushu e chegavam na Nau do Trato ou grande navio negro (Kurofune). Os portugueses receberam assim esse "rótulo". Associado ao mesmo termo surge a Arte Nanban, a arte europeia introduzida no Japão, coincidente com a chegada dos portugueses ao Japão, a partir de 1543. Os biombos (do japonês byobu)  eram geralmente executados aos pares para dividir os espaços.





















A Nau do Trato é a protagonista central destas pinturas. Os portugueses surgem caricaturizados,  representados com calças inchadas e com narizes compridos. Identificam-se também os animais exóticos e os produtos comercializados pelos portugueses em diversos portos do Oriente. 


 Caixa de alimentos


Os japoneses mostram a história dos portugueses, utilizando o seu ponto de vista e vêm-nos com um olhar muito crítico, de um outro mundo. 




A descrição mais notável, que conheço, dos biombos é o seguinte poema de Sophia de Mello Breyner:

OS BIOMBOS NAMBAM

Os biombos Nambam contam
A história alegre das navegações
Pasmo de povos de repente
Frente a frente

Alvoroço de quem vê
O tão longe tão ao pé

Laca e leque
Kimono camélia
Perfeição esmero
E o sabor do tempero

Cerimónias mesuras
Nipónicas finuras
Malícia perante
Narigudas figuras
Inchados calções

Enquanto no alto
Das mastreações
Fazem pinos dão saltos
Os ágeis acrobatas
Das navegações

Dançam de alegria
Porque o mundo encontrado
É muito mais belo
Do que o imaginado.



Sophia de Mello Breyner Andresen | "Ilhas", págs. 54 e 55 | Texto Editora, 1989



Os biombos Nanban foram realizados no Japão, entre a segunda metade do século XVI e a primeira do século XVII. São testemunho de como fomos retratados pela sociedade japonesa, no momento da chegada dos navios, numa altura em que uma viagem de Portugal ao Japão demorava cerca de dois anos e meio e relatam o exotismo e a alegria da chegada ao novo porto. Os biombos Nanban são um documento histórico visual ímpar sobre as relações de Portugal e o Japão.



Referência:

Alexandra Curvelo. Obras-Primas dos Biombos Nanban. Chadeigne, 2015

O Parasita


O "Parasita" ganhou o Óscar para melhor filme. É a primeira vez desde que  estes prémios da Academia Cinematográfica Americana foram criados, em 1929, que um filme estrangeiro, neste caso falado em coreano, ganha esta distinção. Bravo! 

Recordemos porque os prémios se chamam Oscar...




Angela Merkel: Quem virá a seguir?


Angela Merkel de Bordallo Pinheiro

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Conímbriga: uma das sete novas maravilhas do mundo


Fiquei intrigada com o título e fui pesquisar. Há dois anos, a Bloomberg decidiu atribuir a novos locais o título de sete maravilhas do mundo. Pensei no Egito, na Turquia, mas as novas sete maravilhas ficam; na Índia - Ruínas do império Vijayanagar-Hampi; na Guatemala - El Mirador, antiga capital dos Mayas; Portugal - as Ruínas Romanas de Conímbriga; no Sudão - As Pirâmides de Meroé; em Marrocos- Volubilis; na Colômbia- a Cidade Perdida e no Sri Lanka - A montanha de Kassapa.

Destas Sete Maravilhas só conheço a portuguesa e há muito tempo que não vou lá. Talvez nestas férias de fevereiro a abril, até para a comparar com a Domus Romana, as únicas ruínas romanas em Melita, que chegaram aos nossos dias e visitei o ano passado na viagem a Malta.

Nenhum dos monumentos mais antigos do mundo: Angkor Wat, Machu Picchu, Chichen Itza, Petra aparecem na nova lista. Espero que no futuro Conímbriga não fique cheia de turistas como aconteceu com Machu Pichu, que já pondera fechar o local devido à afluência exagerada de visitantes. Cheguei a ter a visita preparada, mas as noticias de pessoas com TA alta, que se sentiram mal devido à altitude, fizeram-nos mudar de ideia...



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Jantar de Despedida de Amigos









Tentei que as flores fossem das cores dos abat-jours e da fotografia da ementa, que reproduz uma aguarela da Rainha Dona Maria Pia, mostrada por ocasião da exposição no Palácio da Ajuda "Um Olhar Real ", cujo catálogo me foi oferecido.















O jantar-buffet foi exclusivamente com pratos de bacalhau, mas este da mesa de apoio é Bordalo Pinheiro...














Não podia faltar o pudim de festas da minha família com cidrão trazido de propósito de Portugal.







E como estamos no ano do Rato, também havia um ratinho do queijo...














As maiores felicidades para os amigos que partem...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Finalmente nevou


Primeiro espreitei pela varanda, onde ainda está a árvore de Natal, porque a casa parecia mais clara e depois fui ver...





Do outro lado da rua principal, o parque Herastrau , em Bucareste, com as árvores branquinhas...




Aqui ainda é cedo. As fotos foram tiradas às 5.30 am....

Ainda bem que cheguei a ver neve antes da minha partida para Lisboa na próxima semana.


domingo, 2 de fevereiro de 2020

A estudar russo...



Как тебя/вас зовут? (kak tebya/vaz zavut)
меня зовут Teresa

 Pronomes Pessoais- singular

1st person2nd person3rd person (masc.)3rd person (fem.)3rd person (neut.).
EnglishI, MeYouHe, HimShe, HerIt
Nominative CaseЯ (ya)Ты (tê)Он (on)Она (aná)Оно (anó)
Accusative CaseМеня
Menia)
Тебя
(tebia)
Егo  (ievo)Её  (yeyo)Его (yevo)

Pronomes Pessoais- plural

1st person2nd person3rd person
EnglishWe, UsYouThey, Them
Nominative CaseМы (mê)Вы (vê)Они (ani)
Accusative CaseНас (nas)Вас (vas)Их (irre)


Как его зовут?
Его зовут борис

Как её зовут?
Её зовут наташа



Как их зовут?
Их зовут Саша и Анна

Откуда ты? (Atkuda tê)
Я из Португалии

Это Португалия                        Я из Португалии

Это Москва                               Я из Москвы

Это Лиссабон                           Я из Лиссабона

Это Испания                              Я из Испании

Это Мадрид                              Я из Мадрида

Это Италия                               Я из Италии

Это Россия                                Я из России

Это Сидней                              Я из Сиднея

Это Америка                            Я из Америки

Это Прага                                 Я из Праги


диалоги - diálogos

_ Добрый день. Я Тереза. Я Студентка из Бухареста. А как тебя зовут? Откуда ты?
_ Меня зовут Изабель. Я из Гранады
_ Ooo!Ты из Испании?
_ Да я из Испании
_Ты тоже студенткa?
_ Нет я Доктор. А это мой друг Хосе.Он тоже Доктор.
_очень приятнo!


_ Привет Наталья! откуда Вы?
_ Здравствуй,Тереза. Я из магазина A Вы?
_ Я из кино.
_ как фильм?
_ хорошо
_ Ну, до свидания
_  пока


Mais Vocabulário:

Сколько  (Skol'ka) -quanto
сколько это стоит - quanto custa?
дорогo (dóraga) caro недорого 
Это слишком (slishkam) дорого demasiado caro
дайтe мне (dayte mne) dá-me
дайтe мнe пожалуйста   (dayte mne pazhaluysta) dá-me por favor
я возьму это (ya vaz'mu eta) vou levar...
скажитe (skazhite) пожалуйста (diga-me, por favor)
скажите, пожалуйста, сколько это стоит? (skazhite, pazhaluysta, skol'ka eto stoit?) diga-me por favor quanto é que isto custa.
Где ты? (Gdie tê) onde estás?  
Я в посольстве (ya v pasol'stve) estou na embaixada


Я из Россииcкoгo посольства (rossiiskovo pasolstva)
Я из Португальского посольства

Читать то же самое (Chitat' to gê samoye) leia o mesmo

но я спешу (no ya speshu) ....mas estou com pressa

только из-за этого (tol'ka iz-za etovo) só por causa disto

Поздравляю! (Pozdravlhayu) Parabéns!

Capicua: 02 0220 20





O dia 2 de fevereiro de 2020 é capicua.

Bom domingo a todos!!!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

RU deixa formalmente a UE


A partir do dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixa formalmente a União Europeia. O Brexit foi um processo longo, que se arrasta desde junho de 2016 e por sua causa já houve três Primeiros-ministros britânicos, nos últimos três anos: David Cameron, Theresa May e atualmente Boris Johnson.
A União Europeia (UE) regressou ao mesmo número (27) de países de 2013, quando a Croácia se tornou o 28º membro, em 1 de julho.


Veja aqui os 27 países da UE e as suas capitais.

Quando estive em Bruxelas, em novembro do ano passado, comprei uma t-shirt ao meu neto e reparei que já não tinha a bandeira do RU.



Selo do Brexit à venda na Áustria por 1.80 E

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O Museu Rodin

Museu Rodin, Paris
A minha filha costumava dizer que não compreendia, porque o pai e eu nunca tínhamos visitado o excelente Museu Rodin em Paris. A minha desculpa: preferia ver esculturas num museu, que também tivesse pintura. Chegou então a vez de o visitar e recomendo. É um belíssimo museu situado numa bonita mansão, que chegou a ser hotel.

Casa Manu- Auschnitt



O que a minha filha não viu, quando visitou Bucareste, foi uma casa, a mansão Manu-Auschnitt (1915) mandada construir pelo magistrado Ion Manu, com o dote da mulher Zeta Cantacuzino, no estilo Luís XIV, como uma réplica fiel do Hotel Biron em Paris, onde atualmente está o museu Rodin.

O milionário Max Auschnitt comprou a casa da capital romena em 1932, tornando-a um local para festas. Em 1948, foi confiscada pelo regime comunista e chegou a ser a Embaixada da Argentina. Em 1989, voltou a ser propriedade dos seus donos, os quais venderam-na a uma figura conhecida, George Bescali, por sete milhões de euros, o qual, dizem, gastou uma fortuna na sua redecoração. 

As obras de Rodin, no seu museu em Paris, encontram-se nos jardins e nos dois andares da casa. Produziu muitas obras e a mais conhecida, "o pensador" está no jardim do museu.

Auguste Rodin (1840-1917) retratado por Jacques Émile Blanche

Fiquei sem quaisquer dúvidas porque é que Brâncuși deixou o atelier de Rodin, onde trabalhou durante três meses e disse, a propósito desse seu abandono, "nada cresce bem à sombra de uma grande árvore".