terça-feira, 4 de setembro de 2012

REGRESSO À ESCOLA




" Não há segunda oportunidade para uma primeira boa impressão”… 


Setembro é regresso à escola! O primeiro dia de aulas é sempre um acontecimento muito importante tanto para alunos como para professores, independentemente da escola ser a mesma ou nova. Nessa data, existe uma emoção particular, consequência da natural expectativa de todos, alunos, professores e famílias. 

Em especial, a adaptação a uma nova turma pode levar tempo e motivar alguma ansiedade. Enquanto que há crianças a enfrentar essa mudança de forma natural e até desejando o início da escola, outras sentir-se-ão deslocadas, necessitando de apoios escolares e familiares mais atentos. Os professores experimentam também sentimentos parecidos: uma turma simpática e pronta a aprender motiva-os bastante; mais do que outras, nas quais os alunos tentam pôr à prova até onde podem chegar no mau comportamento. 


Recordo-me do meu primeiro dia de aulas como aluna. Não conseguia esconder o meu nervosismo por estar num ambiente tão diferente do de casa, onde permaneci até aos seis anos, como era habitual naquela época. E lembro-me ainda da minha preocupação em corresponder às expectativas, como por exemplo, ter os cadernos sempre apresentáveis.

Mais tarde, como mãe, senti a falta dos meus filhos, quando aos três anos começaram a frequentar o jardim infantil, o que constituiu, simbolicamente, os seus primeiros atos de independência. Segui, permanentemente, uma regra de ouro para os fazer sentir seguros, procurando nunca depreciar a imagem dos seus professores e, ao não dizer mal daqueles que eles gostavam menos, desvalorizava as suas queixas, apesar de averiguar, com cuidado, o que se passava, ouvindo também a opinião de outros encarregados de educação. 


Hoje em dia, como professora, sinto, muitas vezes, certa nostalgia por não encontrar na escola colegas com quem mantive relações de amizade, devido a transferências ou, pior, por não colocação. 

Depois, as semanas imediatas antes do início das aulas são de preparação intensa para o ano letivo. Surge então, quase de forma espontânea, a dúvida repetida, anualmente, sobre o que poderá motivar os alunos a aprender inglês? No entanto e para além desta questão, os anos de experiência demonstram a seguinte evidência: a relação de empatia entre o professor e a turma tem grande relevância e é essencial que a primeira aula corra da melhor forma, pois como diz o ditado: “não há segunda oportunidade para uma primeira boa impressão”… 

Hoje em dia, no começo de cada ano letivo, além da renovação deste conjunto de reflexões, constato ainda com preocupação, que devido aos muitos baixos índices de natalidade em Portugal, sente-se, cada vez mais, a falta de alunos nas escolas e já não apenas no interior do país. Está talvez aí a razão principal para o aumento de professores desempregados. 



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