domingo, 8 de abril de 2018

Centenário da Batalha de La Lys



Amanhã faz 100 anos que se travou a batalha de La Lys.



Na Batalha de La Lys, o exército alemão infligiu uma pesada derrota às tropas portuguesas, quando tentava desesperadamente romper a frente anglo-francesa. Os soldados do Corpo Expedicionário Português, que estavam à espera, há algum tempo, para ser rendidos por ingleses, sofreram um devastador ataque de artilharia e infantaria alemãs, as quais, contudo, não alcançaram os seus objetivos.  



Há 5 anos, quando recordámos o início da Grande Guerra escrevi um post dedicado à minha avó Maria (1892-1975). Hoje estive a relê-lo assim como o Power Point, que fiz para os alunos, por ocasião do Dia do Armistício.    

2 comentários:

  1. Estive em Ypres em 2015 no âmbito duma viagem de 2 semanas que fiz à Bélgica. Visitei os cemitérios ingleses,americanos e passei a fronteira francesa para visitar o cemitério português. Este último,embora não estando ao abandono, não tem nada a ver com a imensidão e imponência dos outros. Até o cemitério alemão tem uma dignidade que me espantou. Fartei-me de chorar nesse dia, debaixo de chuva e com algum frio. Em Ypres visitei um museu fantástico dedicado à Grande Guerra e,ao fim da tarde, assisti à cerimónia de saudação aos mortos da Guerra. Foi uma viagem muito emotiva,até porque era o centenário da Guerra. Vi gente de muitos países,alguns bem longínquos como a Austrália, a prestar homenagem aos seus mortos!

    ResponderEliminar