segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A lenda de Bucur

*Porque é que a capital da Roménia se chama Bucareste?


Segundo a lenda: há muitos anos existiu um pastor chamado Bucur, o qual habitava na terra fértil e de ricas pastagens situada nas margens rio Rio Dâmbovița. No entanto, eram tempos conturbados e as pessoas viviam com medo das pilhagens dos tártaros. Estes roubavam muitas ovelhas do rebanho pertencente ao pastor Bucur. Só que um dia, em vez de lhe levarem ovelhas...



Raptaram-lhe a própria filha.


Bucur e outros pastores foram atrás dos Tártaros, mas como estes se viram perseguidos atravessaram o rio gelado, como se fosse uma ponte. Como a água não estava bem gelada acabaram por cair na água e afogaram-se.


Bucur voltou para o seu rebanho. A filha casou-se. A família cresceu e construiu uma pequena igreja, chamada igreja de Bucur, a qual pode ainda ser visitada hoje em dia.


Com o passar dos tempos, cada vez mais romenos instalaram-se ao redor do local onde vivia Bucur, até que nasceu uma cidade, que as pessoas decidiram chamar BUCARESTE.

*Os desenhos e a história desta lenda são do Museu do Município de Bucareste.



Não se sabe ao certo, quando foi construída a Igreja de Bucur. Julga-se que serviu de Capela ao Mosteiro Radu Vodă, situado em frente.




                                  O mosteiro Radu Vodă


Tanto a Igreja como o Mosteiro ficavam na mesma colina, que no século XVIII foi dividida ao meio para permitir a construção de uma rua no meio.







 O rio Dâmbovița,  o mosteiro Radu Vodă e a Igreja de Bucur ( Museu do Município de Bucareste)







A pequena igreja tem bonitos ícons no interior.






Gostei muito de conhecer esta Igreja ligada à lenda da origem de Bucareste.




Sem comentários:

Enviar um comentário