sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O Palácio Știrbei

 






Barbu Dimitrie Știrbei, governante da Valáquia, mandou construir este palácio em Buftea, na segunda metade do século XIX. Fica a cerca de meia hora de carro de Bucareste. É um dos  exemplos mais evidentes da arquitetura romântica na Roménia.


O Palácio está rodeado por um grande parque com árvores centenárias e um bonito lago.

É pena estar completamente vazio, sem mobiliário da época, porém podemos imaginar os seus tempos áureos, com grandes festas e bailes.

















Hoje em dia, o rés de chão serve de apoio ao restaurante no interior e exterior. A mesma empresa explora o enorme espaço com grandes festas de casamentos ou outros eventos, por isso encontramos no relvado, enquanto passeamos, muitas tendas. A capacidade máxima é de 12 casamentos num fim de semana, mas para sábado e domingo seguintes, ao dia da nossa visita, estavam "só"  programados 6.

Estive a ver a montagem no interior das tendas, com umas mais avançadas que outras e gostei muito de uma parede de flores, provável cenário para fotografias. Apesar do espaço ser muito maior do que a quinta onde se realizou o casamento da minha filha, fez-me recordar a sua festa.





















Alguns noivos optam por casar na própria igreja, construída entre 1885 e 1890, situada na mata, do outro lado do lago, que a separa do palácio .













No passeio encontrámos um bonito pónei e um lama, que fariam as delicias dos meus netos.




Almoçámos no restaurante e gostei da combinação do porco com ananás. Gosto muito deste fruto com fiambre assado, mas também combina bem assim.






O gerente esteve a falar connosco. Lamentei que não houvesse um livro sobre o palácio. Ele referiu que o local sofreu muito com as duas guerras mundiais. Perguntei-lhe qual a sua função durante o comunismo? Respondeu-me que o filho mais novo de Ceauşescu  viveu ali e dava muitas festas. 

Hoje em dia, parece-me uma boa solução alugar o recinto para grandes eventos e dar continuidade ao ambiente de festa que o palácio sempre testemunhou.





Sem comentários:

Enviar um comentário