segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sarmale



Hoje comemos para o almoço um prato tipicamente romeno: Sarmale.

É feito com folhas de couve enroladas com carne e arroz. Vão ao forno num tacho especial de barro. 

Servem-se com mămăligă (milho amarelo cozido), uma pimenta verde e smetana (um género de crème fraîche, muito utilizado na culinária da europa oriental)

Normalmente compram-se as couves já preparadas- varză murată, mas esta receita biológica foi feita com as couves preparadas em casa.


Estava uma delicia. Muito obrigada à cozinheira, a Sra. Macoveanu, que os preparou e ofereceu para a minha irmã também provar este prato tradicional.

Receita:

1 couve, 1,200 Kg de carne picada (porco e vaca), 1 pacote de segurelha, 1 chávena de arroz cozido, 2 cebolas picadas.

Deixa-se a panela de barro de molho em água fria durante 30m para humedecer o barro e não estalar no forno.

Corta-se o olho da couve e coloca-se inteira em água a ferver com sal e um pouco de vinagre.

Deita-se azeite numa panela e colocam-se as cebolas cortadas até estarem cozidas. Junta-se o arroz cozido. Tempera-se a carne picada com sal e pimenta e junta-se ao arroz.

Retiram-se as folhas de couve uma a uma e depois cortam-se em 2 ou 3 pedaços e fazem-se rolinhos com a mistura de carne com arroz. A couve leva só uma fervura para ficar maleável. Não se deixa cozer.

Corta-se a couve que sobrou ou outra couve crua aos pedaços, junta-se louro, segurelha, 4 colheres de sopa de extracto de tomate e azeite.



Coloca-se  no fundo da panela de barro, juntamente com bacon. Por cima colocam-se os rolinhos de couve com carne e de vez em quando mais pedaços de bacon. Por cima da panela coloca-se o mesmo que no fundo.
Adiciona-se 1 caneca de água. Tapa-se a panela e vai ao forno a 180 graus durante cerca de 1- 1.30h.

Sem comentários:

Enviar um comentário