sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Convite da "Académie française" ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa



O Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa esteve ontem na Academia francesa, a mais importante autoridade académica da língua francesa, responsável pelo Dictionnaire de l'Académie française, o qual está a completar a sua nona edição. Foi fundada no reinado de Luís XIII, em 1635. A  Academia é composta por 40 membros conhecidos como "Imortais". Deu o seu contributo na definição da palavra "ville", cidade. Em homenagem a esta sua participação, entre os exemplos de cidades, será introduzida Coimbra, como cidade universitária.

Quando lhe perguntaram se para a língua portuguesa não deveria haver algo semelhante, o presidente respondeu: "o Português é uma língua muito plástica, falada por quase 400 milhões de pessoas no mundo”, “mais do que o número de falantes de Francês” e na sua maioria fora de Portugal. Por isso é “uma problemática diferente”.

E acrescentou “O Português tem uma riqueza vocabular muito maior em países como o Brasil, Angola ou Moçambique – são milhões de falantes e porventura com mais criatividade”


Sem comentários:

Enviar um comentário