terça-feira, 26 de novembro de 2019

Europalia 2019: Roménia


Desde 1969 que a Europalia organiza bienais de arte durante quatro meses. Na sua 50ª edição o Festival Europalia deste ano é dedicado à Roménia. Está a decorrer em Bruxelas no Palácio de Belas Artes (Bozar) entre 2 de outubro de 2019 e 2 de fevereiro de 2020. O artista escolhido foi o grande escultor romeno Constantin Brâncuși (1876-1957).


Ninguém pode ficar indiferente aos cartazes de publicidade pela cidade.

Na Roménia as  obras de Brâncuși encontram-se no Museu de Arte Nacional em Bucareste e  no Museu de Arte de Craiova. Os dois museus emprestaram alguns trabalhos para a exposição, que contou ainda com o contributo de colecionadores privados romenos e americanos, empréstimos do museu de arte moderna de Paris (centro Pompidou), Tate Gallery, museu Guggenheim de Nova Iorque e instituto Smithsonian, de Washington DC. Na Roménia, em Târgu Jiu, encontram-se três grandes esculturas monumentais encomendadas em memória dos heróis da I Grande Guerra, porém devido às suas dimensões não podem ser movidas.



Não há muitas obras sobre Brâncuși traduzidas, por isso o catálogo feito para a exposição veio dar um grande contributo para que o público fique a conhecer melhor este grande escultor.





No passado fim de semana fui visitar a exposição. 


Sem comentários:

Enviar um comentário