domingo, 9 de fevereiro de 2020

Conímbriga: uma das sete novas maravilhas do mundo


Fiquei intrigada com o título e fui pesquisar. Há dois anos, a Bloomberg decidiu atribuir a novos locais o título de sete maravilhas do mundo. Pensei no Egito, na Turquia, mas as novas sete maravilhas ficam; na Índia - Ruínas do império Vijayanagar-Hampi; na Guatemala - El Mirador, antiga capital dos Mayas; Portugal - as Ruínas Romanas de Conímbriga; no Sudão - As Pirâmides de Meroé; em Marrocos- Volubilis; na Colômbia- a Cidade Perdida e no Sri Lanka - A montanha de Kassapa.

Destas Sete Maravilhas só conheço a portuguesa e há muito tempo que não vou lá. Talvez nestas férias de fevereiro a abril, até para a comparar com a Domus Romana, as únicas ruínas romanas em Melita, que chegaram aos nossos dias e visitei o ano passado na viagem a Malta.

Nenhum dos monumentos mais antigos do mundo: Angkor Wat, Machu Picchu, Chichen Itza, Petra aparecem na nova lista. Espero que no futuro Conímbriga não fique cheia de turistas como aconteceu com Machu Pichu, que já pondera fechar o local devido à afluência exagerada de visitantes. Cheguei a ter a visita preparada, mas as noticias de pessoas com TA alta, que se sentiram mal devido à altitude, fizeram-nos mudar de ideia...



Sem comentários:

Enviar um comentário