segunda-feira, 20 de abril de 2020

A Arrogância

Brad Tonner. Butler Flat Light

"Ao identificar um sinal luminoso no mar, junto ao Canadá, o comandante de um navio americano comunicou pela rádio: "É favor alterarem o vosso curso 15 graus para norte para evitar a colisão com a nossa embarcação".

Os Canadianos responderam: "Recomendamos mudarem o vosso curso 15 graus para sul".

Furioso, o comandante americano respondeu: "Sou capitão de um navio da Marinha americana. Repito, mudem o vosso curso imediatamente".

O canadiano insistiu: " Continuamos a sugerir que o navio da Marinha americana mude o seu curso atual..."

O comandante americano, já fora de si, berrou ao microfone: "este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e vários navios de apoio e exijo que mudem o vosso curso 15 graus para norte. Se constatarmos que a vossa luz se mantém onde está, tomaremos medidas para garantir a segurança dos nossos navios, nem que seja preciso passar-vos por cima".

Ao que o canadiano calmamente respondeu: "Se quiser passar por cima, passe. Faça como quiser. Este é um farol da costa do Canadá, "over" ".

Este extracto foi apresentado por Mário Cordeiro no seu livro Educar com Amor ( A Esfera dos livros 6ª edição, pag 122) no capítulo sobre a arrogância.

Embora não acredite que seja uma história verídica, exemplifica bem uma atitude arrogante.

Nos EUA, lembro-me da professora de francês  ter perguntado à minha filha na primeira semana de aulas o que é que os europeus em geral pensavam dos americanos ao que ela respondeu: "Achamos que são arrogantes... e gordos". Ao chegar a casa ainda perguntou se tinha feito mal em dizer isso...

Hoje em dia, podemos constatar quase diariamente pela TV esse tipo de atitude...




Sem comentários:

Enviar um comentário