terça-feira, 21 de julho de 2020

Uma bola de Berlim, sff




Sou do tempo em que dar um bolo a uma criança não era considerado um abuso dos direitos da criança em ter uma alimentação saudável.

Monte Gordo 1986

Quando o meu filho tinha dois anos, alugámos uma casa em Sesimbra e passámos lá quase um mês. Foi aí que ele aprendeu a saborear uma bola de Berlim, vendida na praia. O açúcar e a areia confundiam-se, mas nem por isso ele reclamava.

Hoje em dia os meus netos não comem açúcar. As mães fazem umas receitas supostamente doces, mas sem açúcar. No entanto, nos meus anos a minha neta provou 1/4 de uma mini fatia do meu bolo de chocolate e era vê-la satisfeita a pedir mais, mas não dei. Já foi dificil permitir que os pais a deixassem provar. Realmente, os doces são viciantes e então quando são bons... Sou uma fã de chocolate, doces com ovos, amêndoas ou nozes.

Bolas de Berlim não como habitualmente, porque as que se vêm nas pastelarias comuns, têm uma cor artificial. O creme pasteleiro, à base de gemas nunca fica daquela cor...No entanto acredito que de todas as variantes da bola de Berlim (na Roménia chama-se Gogoși) que já vi, em diversos países, a nossa, com o creme a sair, é a mais apetitosa.

Se algum amigo/a vai a Viana do Castelo nestas férias podia trazer-me uma bola de Berlim da pastelaria Natário, uma especialidade da casa e ... as melhores do mundo (passo a publicidade)!?

Tal como diz o nome, as bolas de Berlim têm a sua origem em Berlim, na Alemanha. A base da receita foi trazida por famílias judias alemãs, durante a II Guerra Mundial, que encontraram refúgio em Portugal. Expandimos essa tradição, que já é nossa, pois não há praticamente nenhuma pastelaria ou padaria de bairro que se preze, que não as venda por tudo que é cidade ou aldeia portuguesa.


Na Alemanha chamam-se Berliner Pfannkuchen ou simplesmente Berliner. São recheadas com um doce de fruta e as que já provei em Berlim ainda tinham um gosto a frito (nunca mais repeti).

Na Áustria chamam-se Krapfen. São recheados com compota de damasco e comem-se tradicionalmente no Dia de Carnaval. 



Um dos discursos famosos do Presidente Kennedy foi Ich bin ein Berlinerfeito em Berlim ocidental, em 1963; porém os maldizentes disseram que tinha afirmado ser o famoso bolo de Berlim por ter usado o artigo indefinido "ein", o qual, normalmente, não se usa em alemão para referir nacionalidades...

Atenção: Uma bola de Berlim com creme tem quase 600 calorias. Há que andar muito depois...

Sem comentários:

Enviar um comentário