sábado, 29 de agosto de 2020

Como os retratos enganam

Henry VIII

Anne of Cleves

Thomas Cromwell

Henrique VIII procurou de forma incessante  uma mulher que lhe desse um herdeiro masculino e por isso "livrou-se" de Catarina de Aragão e de Ana Bolena. A sua terceira mulher, Jane Seymour, morreu pouco depois de lhe dar o único filho varão (o futuro Eduardo VI que só viveu até aos 15 anos). A procura de noiva começou logo após ter enviuvado e foi o prestigiado Thomas Cromwell a liderar essa pesquisa.

Cromwell teve uma infância infeliz com um pai que o maltratava. Quando decidiu escapar desse ambiente levou uma vida de aventura na Europa, onde foi soldado, banqueiro e finalmente advogado em Londres, onde conheceu e se juntou ao Cardeal Thomas Wolsey, figura proeminente na corte de Henrique VIII. Todavia, o cardeal ao não conseguir a anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão junto do Papa, viu os seus cargos e poderes retirados, assim como as suas extensas propriedades. Cromwell, que se tinha tornado secretário pessoal do cardeal, ocupou então o importante  lugar de Wolsey junto ao rei, tornando-se um dos seus principais conselheiros. Assim e depois da morte da rainha Jane Seymour e em posição cada vez mais influente na Corte foi incumbido pelo rei de encontrar, em segredo, uma nova noiva, que o rei só  aprovaria depois de ver o seu retrato.

Cromwell considerou que uma aliança com uma potência protestante seria ideal e tratou de convencer o rei que Anne of Cleves seria a escolha perfeita, pois o irmão estava, na altura, entre os mais importantes líderes dos protestantes alemães. No entanto, tudo correu mal para Cromwell, quando o rei  conheceu a noiva pessoalmente. O seu retrato, superava a modelo em atributos físicos. Ana não era uma mulher bonita e tinha a cara coberta de cicatrizes de varíola, disfarçadas na pintura. Além disso não era estudiosa nem namoradeira, qualidades que o rei apreciava. Não tinha interesse por livros nem por música, um problema já que o rei era culturalmente sofisticado. Apesar de se ter casado, o casamento não foi consumado e anulado seis meses mais tarde. 
As coisas foram de mal a pior para Cromwell, que foi condenado por traição e decapitado na Torre de Londres em 1540, no mesmo dia, que o rei casou com Catarina Howard, dama de companhia de Anne of Cleves. Mas esta quinta mulher teve pior sorte que a quarta, porque Henrique VIII ao saber que Catarina não era virgem, fez aprovar uma lei que considerava traição uma mulher que casasse com o rei nessas condições, pelo que dois dias depois foi decapitada...

As três pinturas acima apresentadas de Henrique VIII, Anne of Cleves e Cromwell são da autoria de Hans Holbein, o Jovem (1497/8- 1543), um dos mestres do retrato do Renascimento. Henrique VIII foi o seu principal mecenas e o pintor mudou-se para Londres, onde morreu. Quem olha para os retratos não imagina aqueles trágicos dramas em que as personagens estiveram envolvidas. O primeiro, o rei Henrique VIII, quando conheceu a mulher retratada já não teria aquele aspecto imponente, pois engordara muito e sofria de várias doenças. Por outro lado, ela seria bastante mais feia do que o representado. Quanto a Cromwell, que se apresenta com um ar severo e poderoso, o casamento entre os dois primeiros irá  levá-lo ao cadafalso...

Em busca daquelas três famosas personagens inglesas, encontrei os seus magníficos retratos, pois estou a ler Wolf Hall o primeiro volume da trilogia de Hilary Mantel sobre essa época.

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