segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Jesse Owens



James Cleveland Owens (1913-1980), conhecido por Jesse Owens, foi um atleta negro americano, célebre por ter ganho 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. Monopolizou as atenções de todo o mundo e, ao mesmo tempo, ridicularizou a teoria racial nazi da superioridade ariana. No entanto, reconheceu, de forma desportiva e generosa, que a sua vitória no salto em comprimento fora também resultado de conselhos técnicos do seu adversário, o campeão alemão Carl Ludwig Long, conhecido por Luz Long, que ganhou a medalha de prata.   

Mais tarde, na sua biografia afirmou que o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, que não o cumprimentou, mas o facto do Presidente norte-americano Franklin Roosevelt nem sequer ter enviado um telegrama a felicitá-lo.

Quando chegou aos Estados Unidos desfilou pelas ruas de Nova York e recebeu muitos aplausos; porém, ao chegar a um dos mais luxuosos hotéis da cidade, o Waldorf Astoria, teve de apanhar o elevador de serviço...

Owens ganhou as seguintes medalhas de ouro em atletismo: 100 metros, salto em comprimento, 200 metros e estafeta 4x 100 metros.

A primeira medalha de ouro foi ganha no dia 3 de agosto de 1936

Sem comentários:

Enviar um comentário