segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

A Marcha Nupcial de Mendelssohn



O casamento da Princesa Real Victoria no dia 25 de janeiro de 1858

Sabia que a par dos vestidos de noiva brancos, a Marcha Nupcial de Felix Mendelssohn popularizou-se no reinado da Rainha Vitória?


Foi tocada pela primeira vez no casamento da sua filha Victoria (Vicky) com o príncipe herdeiro da Prússia no Palácio de St James.

Mendelssohn (1809-1847)  foi um jovem prodígio admirado pelo seu talento por compositores consagrados como Berlioz, Chopin, Liszt, Wagner e Schumann. Muito jovem atuou para Goethe, que o comparou a Wolfgang Amadeus Mozart.

Durante toda a sua vida visitou frequentemente a Grã- Bretanha. A sua Marcha Nupcial tem acompanhado muitos noivos, desde a sua estreia (o meu filho e nora também sairam da igreja ao som da Marcha Nupcial de Mendelssohn). O seu tom de felicidade irá sempre acompanhar muitos noivos. 

No entanto e originalmente a chamada "Marcha Nupcial" é parte da " Abertura de Sonho de Uma Noite de Verão", inspirada na peça homónima de Shakespeare, introduzindo na música o conceito romântico de Abertura como forma de apresentar e capturar o espírito da própria obra literária. 
Mendelssohn tinha 17 anos quando escreveu aquela música imortal, a mesma idade da filha da Rainha Vitória no dia do seu casamento. 

Nota: Este post tem um vídeo. Ver Versão da Web para poder visualizá-lo no telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário