terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Museus gratuitos aos domingos e feriados


Casa-Museu Dr. Anastacio Goncalves

Foi com contentamento que li a notícia que os museus e palácios em Portugal passam a ser gratuitos, durante todo o dia, aos domingos e feriados (e não apenas até às 14 horas, como acontecia desde 2017). Esta medida não é uma novidade em Portugal. Até 2011, o acesso aos museus e monumentos da Direção Geral do Património Cultural (DGPC eram gratuitos nesses dias, mas no âmbito do programa da "troika", iniciado naquele mesmo ano, passou a ser gratuita a entrada nos museus apenas no primeiro domingo de cada mês.

Excelente ideia! Embora devido à pandemia e às restrições só se possa circular aos sábados e domingos até às 13 horas, sempre dá para desanuviar um pouco e ver novas exposições (sempre de máscara). Segundo a DGPC, a última entrada dos visitantes nos museus, monumentos e palácios, aos sábados e domingos, será às 12h30.

Lembro-me de muitas curiosidades que aprendi nas visitas a museus com visitas guiadas. Por exemplo: na casa-museu Dr Anastácio Gonçalves, um médico colecionador, disseram-me que para adquirir um aquário de porcelana chinesa tentou em vão persuadir os donos a venderem-lhe a peça. Disseram-lhe que não a vendiam separado, pois estava incluída no recheio da casa, que estava à venda e foi assim que o Dr. A. G se viu "obrigado" a comprar a propriedade para poder ficar com o aquário...

Visitei a maior parte dos museus em Lisboa aos domingos, usufruindo daquela medida e espero.que continue no futuro. Há tanto para ver e o fim-de-semana em família poderá servir para aprendermos mais e incentivar nas crianças o gosto e a curiosidade pela cultura.


Sem comentários:

Enviar um comentário