terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

As Barbas de Lincoln

 


Em 1860, pouco antes de se tornar Presidente dos EUA, Lincoln recebeu uma carta de uma menina de 11 anos, Grace Bedell, de Westfield, Nova Iorque. A jovem afirmava que o seu pai e os quatro irmãos eram fervorosos adeptos da sua eleição e deu-lhe a sugestão de deixar crescer a barba, pois ficaria muito melhor, porque tinha uma cara muito magra. Além disso, dizia na carta, as senhoras gostam de barbas e se ele as deixasse crescer as casadas iriam pedir aos maridos para votarem nele. Ela, por sua vez, também tentaria influenciar as pessoas que conhecia.


Lincoln respondeu à carta e disse que nunca tinha usado barba e esse era um pedido estranho, que não podia prometer, mas um mês depois deixou crescer a barba e quando foi eleito e se dirigia a Washington D.C de comboio, no dia 16 de fevereiro de 1861, parou em Westfield para agradecer à população e pediu para conhecer Grace Bedell. 


Para comemorar este acontecimento existe em Westfield uma estátua de Lincoln e Grace Bedell.

Ontem, comemorou-se nos Estados Unidos o Dia dos Presidentes. Gostei muito de ouvir o Presidente Biden a discursar, prova que, finalmente, após 4 anos, a América está a mudar... 

Os Presidentes


Dia dos Presidentes nos EUA (2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário