segunda-feira, 5 de abril de 2021

Tradições de Páscoa da Eslováquia


Kraslice

Mais de metade da população da Eslováquia é cristã e 63% católica, por conseguinte a Páscoa é uma das mais importantes celebrações. Este feriado é celebrado durante cinco dias: começa na 5ª feira Santa e só termina na 2ª-feira seguinte, que também é feriado aqui. A decoração da casa e a preparação de doces são muito valorizados e a pintura de ovos de Páscoa (Kraslice), uma técnica há muito praticada.

Contudo é na 2ª feira que se comemora uma das tradições mais bizarras, para quem não está habituado.  


Sobretudo nas aldeias, os rapazes (kupač) tentam honrar esta tradição vestindo-se a rigor com fatos tradicionais. Visitam as raparigas solteiras e batem-lhes (šibačka) com chicotes (korbáč) feitos com pequenos ramos de salgueiro com fitas coloridas na extremidade. Como se isto não bastasse ainda lhes atiram com água fria de um balde (Oblievacka) e elas em vez de lhes atirarem com qualquer coisa pesada que tenham perto ainda lhes oferecem ovos...

(fotos da Net)

Parece que esta tradição divide muito as pessoas: as que a praticam e se divertem muito e as que a acham humilhante. Tradicionalmente devia ser motivo de orgulho as raparigas serem visitadas por muitos rapazes e serem sujeitas a este tratamento, o qual significava que teriam um ano muito saudável e ficariam ainda mais bonitas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário