quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Dia de Reis


O meu presépio tradicional é de 1982. Os Reis Magos foram comprados posteriormente, no ano 2000, assim como os pastores


O Dia de Reis marca o final das comemorações de Natal. Por isso, nesse dia ou no fim de semana é costume desmontar a árvore, o presépio e guardar todas as decorações para o ano seguinte.

Quando passei o Ano Novo em Nova Iorque verifiquei que na véspera de ano novo as ruas enchem-se de pinheiros usados, não seguindo a mesma tradição.

Conta-se que os Três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar foram guiados por uma estrela, que os levou até a cidade de Belém para conhecerem e adorarem o Menino Jesus, levando consigo presentes de ouro, incenso e mirra, como nos mostram as imagens dos presépios de Natal.

No Dia de Reis, uma das mais bonitas tradições portuguesas são as Janeiras, que consistem no cantar pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um Feliz Ano Novo. É costume retribuir os cânticos com comidas e bebidas.

Contudo, é em Espanha que o Dia de Reis é uma das mais importantes tradições da época natalícia.

(foto da net)

É um momento de celebração em família, que se caracteriza pelas comidas típicas e pela Cavalgada dos Magos, um desfile tradicional com carros alegóricos, que transportam os Reis Magos, decorrendo em praticamente todas as cidades e vilas espanholas.

Naquele país é também, na manhã do dia 6 de janeiro, que se dá a troca e abertura dos presentes.


Gentile da Fabriano (c.1370 – 1427). A Adoração dos Magos. 1423. Uffizi
(foto da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário