domingo, 10 de abril de 2022

A árvore de Jorge Sampaio em Bratislava

 


Quando o Presidente Jorge Sampaio (1939-2021) visitou Bratislava em 2003 era Presidente da Eslováquia Rudolf Schuster (1934), o qual introduziu a cerimónia da plantação de uma árvore por ocasião das visitas ao seu país de Chefes de Estado estrangeiros. Schuster foi o segundo Presidente da República deste novo país, que se tornara independente em 1991. Entre 1999 a 2004,  deixou duas grandes fileiras de árvores plantadas ao longo dos muros dos jardins habitualmente abertos ao público nas traseiras do palácio Grassalkovich, a chamada alameda presidencial: de um lado carvalhos e do outro castanheiros. 
Este foi um dos primeiros locais que visitei, mas nesse dia não reparei na árvore com o nome do nosso Presidente da República. O ano passado foi  neste palácio que a atual Presidente eslovaca  Zuzana Čaputová recebeu o Papa Francisco e nos seus jardins houve uma cerimónia protocolar.


Vêem-se já muitas folhas nos castanheiros, ao passo que os carvalhos continuam despidos.

Reparei que foram muitos os visitantes desde Juan Carlos de Espanha, Gustavo da Suécia, Alberto do Mónaco, até ao mundo da CPLP com José Eduardo dos Santos de Angola e Fernando Henrique Cardoso do Brasil. E claro,  Vaclev Havel. Estes são alguns dos nomes que recordo.





Bonita iniciativa esta do presidente Schuster inspirada nos jardins do governador em Otava.



A praça junto à entrada do palácio foi recentemente intervencionada: colocaram bancos de jardim e plantaram-se muitas árvores.


Sem comentários:

Enviar um comentário