sexta-feira, 22 de abril de 2022

Em Palma de Maiorca


Joan Fuster Bonnin (1870-1943) Vista de Palma
Museu Municipal em Valldemossa

1. A CATEDRAL

A magnífica Catedral gótica, que domina a cidade de Palma de Maiorca
(vista da marina)

  
Vista do castelo


O interior da Catedral e a Capela de S. Bernardo, cuja restauração foi supervisionada por Gaudi, após o incêndio que sofreu em 1912

2- PALÁCIO REAL de LA ALMUDAINA


Este palácio, do séc XIV, é a residência oficial da família real de Espanha em Maiorca. No entanto, desde os anos 70 que é utilizado o Palácio de Marivent, do século XX, junto à zona turistica de Cala Mayor, quando o Rei se desloca a Maiorca.




Gosto muito destas plantas tão vulgares chamadas clorófito ou planta aranha. Na minha casa na Madeira rodeavam os canteiros.

Escadaria de entrada do palácio 




O gabinete do Rei

3- CASTELO de BELLVER



Vale a pena subir a este castelo de formato circular, que domina toda a cidade, situado do lado oposto à catedral e ao palácio. 













O castelo foi construído entre 1300 e 1309 e trata-se de um belo exemplar de uma fortificação de arquitetura gótica 

4- CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico da capital de Maiorca é um lugar encantador para passear.





5- PRAIA

Maiorca tem certamente praias muito bonitas, como no hotel estavam sempre a mostrar. O problema é que são longe da capital. As melhores ficam na costa leste. Chamam-se Calas e, por exemplo, a Cala Romântica, muito publicitada, fica a cerca de 70 km de onde estávamos instalados.








A nossa escolha de visitar Palma de Maiorca deveu-se ao facto de termos saudades de andar na praia e saborear a cozinha espanhola, que gostamos muito (para variarmos do Shnitzel em Bratislava e Viena). Quando chegámos, na 6a feira ao princípio da noite, o tempo estava frio e em vez de irmos passear pelo areia fomos ao centro histórico. No sábado esteve igualmente mau tempo e com chuva e só no domingo esteve convidativo para ir à praia, o que não é um bom dia, diga-se de passagem. Fomos à Cala Mayor, na zona turística de Marivent, onde ficava o nosso hotel. 



Quando chegámos ainda havia cadeiras para alugar. Admirei-me por esta zona não ser concessionada. Quando dou por mim tinha uma familia deitada na areia ao meu lado, Se estendesse o braço podia fazer cócegas à criança...e tornava-se impossível mudar a cadeira da sombra para o sol. Tentei dar um passeio, mas não era agradável com toda aquela multidão tão desordenadamente deitada como os prédios junto à praia. Fomos para a piscina do hotel apreciar um bom gin tónico...


Foram muitas as celebridades, que visitaram Maiorca e deixaram as suas impressões, como por exemplo a Imperatriz Sissi e o pintor Miró.





Fim-de-semana muito agradável, numa terra bonita, bem organizada e com gente acolhedora .



É a primeira vez que visito as ilhas Baleares, um arquipélago mediterrânico formado por quatro ilhas (Maiorca, Minorca, Ibiza e Formenteira). A capital é Palma de Maiorca.

E... Valldemossa

Maiorca de 22 a 25 de abril de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário