sexta-feira, 27 de maio de 2022

Trnava e arredores

 


Hoje fomos almoçar a Trnava, uma cidade eslovaca conhecida como «Pequena Roma» devido ao grande número de igrejas que possui. Havia cinco na época medieval e presentemente oito, no centro historico. Fica a 57 km da capital.



A Igreja de Santa Helena é de meados do século XIV.




A Igreja Franciscana de S. Jacob do século XIV foi reconstruída no século XVII




A Igreja de Santa Ana é do século XVIII











A  igreja jesuita de S. João Batista ou igreja da universidade é do século XVII.  Em 1977 tornou-se a catedral da diocese de Trnava





A única aberta foi a Basilica gótica de S. Nicolau, talvez porque a sua capela barroca da Virgem Maria é local de peregrinação.



Gostaria de ter visitado a igreja dos jesuítas da Santíssima Trindade. Apesar da informação que tinhamos que estaria aberta, esteve sempre fechada. Habitualmente são austeras por fora, mas com uma rica decoração no interior.





Trnava tem uma estrutura semelhante a outras cidades, que já visitámos na Eslováquia como Banská Bystrica e Košice: uma praça principal e uma rua larga, onde se encontram edificios históricos, com lojas e restaurantes e só para  peões. 


A torre da cidade é de 1574. Domina a praça principal









Escultura  da Santíssima Trintade do século XVII
















A Câmara Municipal


Tem uma das melhores preservadas muralhas da europa central




Gostei muito de ver os canteiros bem arranjados.

Visitámos também uma localidade perto - Dolná Krupá, que ficou associada ao nome do compositor Ludwig van Beethoven.

O dono daquela localidade era Joseph Brunswick, o qual mandou construir uma mansão em estilo clássico no século XVIII, rodeada por um enorme parque. O compositor era amigo da família e visitou a propriedade a convite dos donos por diversas vezes. Aí, segundo a tradição, compôs várias das suas peças, das quais a mais famosa foi Sonata ao Luar.  No jardim foi construído um pequeno pavilhão, onde Beethoven ficava instalado e em sua honra passou a ser chamado «Casa de Beethoven». A mansão está a ser completamente renovada por dentro e a casa de Beethoven estava fechada, ao contrário do que tínhamos sido informados.


 






Apesar do contratempo de termos encontrada muitos locais fechados, foi um bom começo de fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário