sábado, 5 de novembro de 2022

O elefante do sultão de Constantinopla

Museu de Capodimonte, Nápoles

Em 1742 chegou a Nápoles um elefante indiano, vindo de Constantinopla, oferta do sultão como prova das boas relações entre Nápoles e a corte otomana, após a assinatura de um tratado de navegação e comércio em 1740.
O elefante foi exposto como curiosidade e pintores e escultores foram chamados para mostrarem a aparência do exótico animal. O distinto naturalista Francesco Serao (1702-1783) publicou uma brochura com as caracteristicas e medidas do animal e incluiu uma gravura do elefante. Esta escultura de 1742 de um anónimo parece ter por base essa gravura.

Mais de 200 anos antes Portugal mandara a Roma uma embaixada com diversos presentes ao Papa Leão X, incluindo um elefante, que causou grande curiosidade e encanto na população que nunca vira um animal assim e até o pintor Rafael desenhou o elefante Hanno.


Em Nikko, no Japão achei muito curioso este relevo de supostos elefantes  imaginado por um artista, que nunca os tinha visto ao vivo...

Lá que o elefante continua a ser um animal que desperta muita curiosidade nas crianças e adultos é verdade. Hoje em dia nem sei como me atrevi a dar um passeio de elefante na Tailândia...

Sem comentários:

Enviar um comentário