quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Entrevista a Somerset Maugham

   





Somerset Maugham (1874-1965)  por Graham Sutherland (1903-1980)

 

Somerset Maugham nasceu em 25 de janeiro. Estive a ver uma entrevista (1955) em que reflecte sobre outros autores da mesma época como Sinclair Lewis, que o visitava com frequência. O facto desse também escritor ter dito, ao chegar aos EUA, que os romancistas ingleses eram péssimos não o aborreceu tanto como a sua afirmação que os cocktais em Inglaterra eram quentes ("The english novelists are lousy and their cocktails are warm"), pois tinha tomado muitas bebidas na casa de Maugham mostrando agrado...



Um dos romances favoritos de Somerset Maugham






E agora que estive a recordar este autor inglês, lembrei-me de uma peça que lhe pertenceu exposta no Museu Medeiros e Almeida, um dos meus museus favoritos em Lisboa:


Adquirida por Medeiros e Almeida em 1973 ao antiquário J. Pearson Smyth, esta moldura de chaminé  ( Inglaterra, c. 1755 em mármore branco e brecha vermelha e branca) encontrava-se originalmente na casa de Somerset Maugham, em Chesham Place, Londres. 

Há quem pense que Sommerset Maugham foi um dos grandes escritores injustamente esquecido pelos júris do prémio Nobel. Todavia, foi sempre um autor popular. 



Sem comentários:

Enviar um comentário