sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Estou indignada

 
Fotografias tiradas no Paço de Sintra em 2013


Sintra como já por várias vezes escrevi neste meu blogue é das regiões portuguesas  de que mais gosto pela sua beleza paisagística e pela forma magnífica como ilustra a História de Portugal, através dos seus monumentos. Sem dúvida que o Palácio da Vila com as suas imponentes chaminés constitui o seu ex-líbris. 
Assim, fiquei primeiro chocada e de seguida profundamente indignada ao acabar de ler um artigo no Observador, publicado no passado dia 4, da autoria do historiador e professor Luís Filipe Thomaz. Alerta o público para a maneira muito mal cuidada como o Palácio de Sintra está a ser tratado; mais, chama a atenção para o desaparecimento de mobiliário, antes exposto, que humanizava as salas com séculos de História. Aliás, foi ali que se julga que D. Manuel I leu a Carta de Pêro Vaz de Caminha relatando a descoberta do Brasil, em 1500. Depois, a gestão do Palácio Real da Vila de Sintra está  entregue a uma "concessionária"?! Porquê?! 
Triste e lamentável a situação descrita pelo professor Luís Filipe Thomaz em carta dirigida ao diretor-geral do património cultural, cuja resposta gostaria de ter conhecimento.   


  https://observador.pt/opiniao/paco-de-sintra/  

Sem comentários:

Enviar um comentário