domingo, 11 de fevereiro de 2024

Richelieu e o Bordado Madeira

 

Jean-Marc Nattier. O Duque de Richelieu (1732)

O Cardeal Richelieu (1585-1642) deixou o titulo de duque de Richelieu a um sobrinho-neto. 
Hoje vi este retrato no Museu da Gulbenkian. Trata-se de Louis-François-Armand de Vignerot du Plessis de Richelieu. Ocorreu-me a ideia de procurar saber a razão de se dar o nome de Richelieu a um dos pontos do bordado Madeira ...

Não encontrei qualquer razão específica. O Cardeal Richelieu e, depois, Colbert, no século XVII, desenvolveram uma politica mercantilista, aplicando impostos em todas as importações. Por outro lado e para o desenvolvimento das indústrias internas, em especial de produtos de luxo para exportação, procuraram atrair para França técnicos e artesãos de outros países. Assim, trouxeram tecelões e outros especialistas italianos em fabricar tecidos finos para ensinar os homólogos franceses, o que tornou a França líder na confeção desse tipo de produtos, incluindo rendas.


Bordado Madeira, ponto Richelieu

Não há dúvida que o bordado Madeira sofreu influência das rendas francesas e de Veneza, daí, talvez,  o nome de um dos seus pontos chamar-se Richelieu, político notável de grande importância na História de França e da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário