sábado, 23 de março de 2024

Em Nisa

 





A maior curiosidade que tinha ao visitar Nisa era passear pela Rua de Santa Maria, inaugurada em 2021 em homenagem à olaria pedrada da região. A autarquia decidiu colocar pequenas pedras de tijolo, a imitar a cor do barro e de mármore, de cor semelhante ao quartzo, no pequeno percurso daquela rua estreita, que ficou muito bonita e é agora um lindo marco de Nisa.

A rua está ornamentada com pequenos vasos tipicos da olaria de Nisa com azáleas vermelhas.

A vila de Nisa  esteve sempre ligada ao artesanato, nomeadamente à olaria. São únicas as peças em barro ornamentadas com pequenas pedrinhas de quartzo.

Nisa também é conhecida pelos seus bordados


A minha saia de Nisa fez muito sucesso, quando vivia no estrangeiro. Este tipo de bordado é arte aplicada em feltro. Na loja onde comprei o estojo para óculos ou telemóvel disseram-me que, hoje em dia, só há uma artesã a fazer esse trabalho.


Duas cadeiras alentejanas compradas em Nisa

O Castelo de Nisa foi edificado por ordem de D. Dinis na última década do século XIII. Conservam-se as Portas de Montalvão e da Vila.





A ponte romana de Nisa



Anta de São Gens



O nosso primeiro dia de viagem terminou num simpático hotel em Alpalhão, com agradáveis recantos de paisagens alentejanas

Sem comentários:

Enviar um comentário