domingo, 7 de julho de 2024

Picadeiro Real e Museu dos Coches

 


O Picadeiro Real em Belém foi mandado construir pelo futuro rei D. João VI em 1787. O amplo salão tem dois pisos e no superior a Família Real e a Corte assistiam a jogos equestres. 


Em 1905, a Rainha D. Amélia fundou o Museu dos Coches Reais, que passou a chamar-se Museu Nacional dos Coches em 1911.

Em 2015, foi inaugurado o novo Museu dos Coches, em Belém, perto do Palácio de Belém. Reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio, dos séculos XVI a XIX. No entanto, o antigo espaço do Picadeiro Real, onde estava o velho museu, ainda pode ser visitado, pois expõe algumas carruagens e, no piso superior, está a galeria de retratos dos Monarcas da Dinastia de Bragança.

O Coche de Filipe II é o mais antigo da coleção do museu

D. João IV e D. Luisa de Gusmão

D. Afonso VI e D. Maria Francisca de Sabóia (casou com D. Afonso VI e depois com o seu irmão D. Pedro II)

Este coche foi oferecido por Luis XIV, rei de França, à sua prima D. Maria Francisca de Sabóia por ocasião  do seu casamento com D. Afonso VI

D. Pedro II e D. Maria Sofia de Neuburgo (foi a segunda mulher de D. Pedro II e mãe de D. João V)

D. João V e D. Maria Ana de Áustria

Carruagem mandada construir em 1708 pelo Imperador José I da Áustria para o casamento da sua irmã, Maria Ana de Áustria com o Rei de Portugal D. João V.

Ao centro, coche dos Oceanos

Coche de D. João V, trabalho português do século XVIII

Este pertenceu aos filhos ilegítimos de D. João V, conhecidos por Meninos de Palhavã, porque habitaram o palácio com o mesmo nome em Lisboa (hoje em dia Embaixada de Espanha)

D. José I e D. Mariana Vitória




Coche de D. José I, considerado um excelente exemplar do barroco português. No alçado traseiro destaca-se a águia real, símbolo do poder absoluto do rei.



Coche de D. Mariana Vitória

Este Coche da mesa também integrou o cortejo que ficou conhecido por Troca das Princesas




Carruagem das Infantas filhas de D. José I







Os carrinhos de passeio foram encomendados por D. Maria I. A família real usava-os para passear nas quintas e nos jardins dos palácios.

Esta carruagem de gala, estilo Império, foi encomendada em Londres para D. João VI.
Foi utilizada para a coroação de D. Carlos.

D. Pedro IV e D. Miguel

D. Maria II e D. Fernando II


Landau de D. Pedro V. Este modelo de viaturas teve origem na cidade de Landau, na Alemanha

D. Luis e D. Carlos


Traje de "Neto", usado por jovem que abria as corridas de touros "à portuguesa". 
Pertenceu a D. Manuel II

Foi uma manhã bem passada

Caixa de comprimidos para a minha coleção...

Sem comentários:

Enviar um comentário