sábado, 23 de novembro de 2024

Parabéns, Vista Alegre!


 A Vista Alegre foi fundada em 1824, celebra assim, durante este ano, os seus 200 anos. Foram feitas diversas peças para a ocasião e um serviço pintado à mão, a lembrar os antigos. Chama-se Herança


Desejo a continuação do maior sucesso a esta marca de arte e prestígio, que já faz parte da história  portuguesa.  

Hoje, fui à exposição da Vista Alegre no Palácio Nacional da Ajuda. Pensava que se tratava das porcelanas do palácio, mas as cerca de 400 peças expostas são do Museu da Vista Alegre em Ílhavo.



Instalação de Clare Twomey. O aparato tecnológico para concretizar esta peça foi concebido pela equipa de engenharia da Vista Alegre.

Porcelana liquida a correr em cascata. A história da VA revela-se uma ponte, onde tradição e inovação se entrecruzam.



A exposição segue uma ordem cronológica de 1824, desde a produção de vidro, à descoberta do caulino e o início da produção de porcelana até aos nossos dias incluindo projetos de artistas contemporâneos.



1835-1851. Pratos e Base de Candeeiro. Pintura de Victor Rousseau, pintor francês que cria a primeira escola de pintura da VA, responsável pela formação de gerações de mestres, que manterão os elevados níveis artístico e técnico da produção da fábrica.


1853 Serviço para toucador. Pintura atribuida a Gustave Fortier, seguidor de Rousseau



1874 Pratos. Pintura atribuida aos jovens aprendizes Francisco António Ruivo e Duarte José de Magalhães, o qual tinha apenas 13 anos.





1878 Jarra com o retrato de D. Maria Pia













Saboneteira com as vistas da fábrica da Vista Alegre em Ílhavo


Paliteiros. Produzidos a partir de finais do século XIX


1881. O período Arte Nova


1922. O período Art Déco


Nadir Afonso. Peça criada em 2011


Graça Morais. Centro de mesa Primavera (2014)


Na Sala D. João IV foi instalada uma loja da Vista Alegre, que funcionará durante a exposição (até maio 2025) e que bem atendidos fomos...

Sem comentários:

Enviar um comentário