sábado, 13 de julho de 2019

Os dois...Churchill



Winston Churchill (1871-1947) foi um escritor americano. O seu romance histórico Richard Carvel (1899) foi um grande sucesso vendendo mais de dois milhões de cópias,  tornando o seu autor um homem muito rico. Outros sucessos aconteceram, mas, em 1919, deixou de escrever, caindo no esquecimento à sombra do britânico Winston Churchill.



Winston Churchill (1874-1965) foi um político e estadista britânico, famoso principalmente pela sua atuação como Primeiro-Ministro do Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial.


Além dos nomes, a vida dos dois teve algumas coincidências: ambos serviram os seus países nas forças armadas, ambos foram politicos nos respetivos países, ambos eram pintores amadores e ambos foram escritores e ambos concordaram que, para não haver confusão entre os leitores, o Winston Churchill britânico devia assinar como Winston Spencer-Churchill, depois abreviado para Winston S. Churchill.

Este último tornou-se uma personalidade muito mais ilustre, com projeção mundial, pois foi Chefe de Governo por duas vezes e ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1953 "pela sua mestria na descrição histórica e biográfica, bem como pela brilhante oratória em defesa dos valores humanos."

Ocorreu-me esta ideia ao saber que a minha prima Angela está em Oxford para levar a neta a um curso de línguas para estrangeiros e vai visitar o Palácio de Blenheim, perto da universidade. Apesar de já ter visitado Oxford não fui ao local onde nasceu Winston Spencer Churchill, o palácio dos Duques de Marlborough. Interessante, enquanto vivi nos EUA soube que no final do século XIX, aquela imensa propriedade foi salva da ruína através de um casamento (esse sim, ruinoso) entre o duque de Marlborough e uma herdeira da fortuna dos Vanderbilt (Consuelo Vanderbilt). Quando se visita a Marble House, em Newport os guias mencionam a história e indicam onde foi feito o pedido. Os americanos ganhavam um titulo e os britânicos uma fortuna... 



Sem comentários:

Enviar um comentário