quarta-feira, 22 de abril de 2020

A Custódia da Bemposta



Uma das mais ricas peças da ourivesaria barroca portuguesa, a Custódia proveniente do Paço Real da Bemposta em Lisboa foi desenhada pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, cabendo a Adam Pollet o requintado trabalho de joalharia. 

(97 x 33 cm) Prata dourada, diamantes, rubis, esmeraldas, safiras, ametistas, crisoberilos, topázios, topázios rosa, topázios incolores.


Encontra-se no Piso 2/Sala 27 do Museu Nacional de Arte Antiga













A Capela do Paço da Bemposta fica atualmente nas instalações da Academia Militar, em Arroios. O Palácio foi construido após o regresso de D. Catarina de Bragança a Portugal, em 1693. Sem morada própria em Lisboa, a Rainha viúva de Carlos II de Inglaterra decidiu adquirir umas casas nobres e a vasta quinta agregada, não longe do centro de Lisboa e construiu, nesse sítio da Bemposta, o Paço da Rainha, onde viveu o resto da sua vida. D. Catarina faleceu em 1705 deixando, em testamento, o Palácio da Bemposta ao seu irmão, o rei D. Pedro II.

Tive o privilégio de assistir ao casamento de um militar nesta capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. É belíssima. Destacam-se grandes pinturas no teto e no altar-mor algumas atribuídas a Pedro Alexandrino de Carvalho (1730 - 1810).

Hoje um concorrente de um programa de TV perdeu a oportunidade de ganhar 50.000 Euros por ter respondido mal a uma pergunta sobre o nome do joalheiro da Custódia da Bemposta... 

Sem comentários:

Enviar um comentário