segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Balchik


 Petar Petrov


Depois de visitar o museu Storck  em Bucareste com algumas pinturas de Balchik, onde a família Storck tinha a sua casa de verão, fiquei com vontade de conhecer essa localidade, que já foi romena, porém, hoje em dia, é búlgara.



A mansão Storck é mais antiga do que o palácio da Rainha. Está à venda, mas precisa de muitas obras.



















A rainha Maria da Roménia encantou-se com o recanto paradisiaco, onde construiu a sua casa de verão de Balchik, em 1924, entre as rochas brancas e o mar, a que chamou "Ninho de Paz", com as suas árvores centenárias, as flores silvestres, os riachos e os pássaros. 


Balchik é uma simpática estância balnear no Mar Negro, com um paredão, onde se pode caminhar a pé ao longo da costa, passando pelos hotéis, marina e pequenas praias. Não resisti a sentir a temperatura da água, que era bem agradável.

A principal atração desta vila búlgara é a casa de verão da rainha, que chamam "palácio". No entanto, o mais impressionante  não é a casa em si, apesar da sua arquitetura algo exótica com um minarete, mas sim os belos jardins e a vista sobre o Mar Negro. Quanto à pouca decoração do interior, acho que o Castelo Pelișor em estilo arte nova teria mais a ver com a  Rainha Maria. 

A visita começa pelos bonitos jardins na parte mais alta da propriedade e vamos descendo em direção à casa principal.





Viyara Vasileva






Sem comentários:

Enviar um comentário