A minha Lista de blogues

sábado, 3 de agosto de 2019

A Rainha Maria da Roménia e o Castelo Pelișor

Sir John Everett Millais (1829-96), Princess Marie of Edinburgh (1882)

Retrato da Princesa Maria, a tricotar uma meia verde, encomendado pela Rainha Victoria e exposto no Castelo de Windsor.




Eastwell, Kent, onde nasceu a Princesa Maria em 1875.



O Castelo Pelișor faz parte do complexo arquitetónico criado por Carol I, o primeiro Rei  da Roménia (irmão da Rainha Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, casada com D. Pedro V). O Rei visitou Sinaia pela primeira vez em 1866 e encantou-se com a beleza da região.


Ficou instalado no mosteiro de Sinaia, mas logo decidiu mandar construir um palácio, onde pudesse passar as férias de verão: o Castelo Peleș.
                                                           Mosteiro de Sinaia




O castelo Pelișor (pequeno Peleș) foi construído entre 1899 e 1902 como prenda para os herdeiros do trono Ferdinand e Maria.
Ferdinand era sobrinho de Carol I e fixou-se na Roménia em 1899. Em 1893, tinha casado com a Princesa Marie de Edinburgo, neta da Rainha Victoria (por parte do pai) e do czar Alexandre II da Rússia (por parte da mãe). Tornaram-se os monarcas da Roménia em 1914, após a morte de Carol I.




 A pedido da princesa Maria e à imagem dos seus gostos estéticos a decoração do interior do castelo foi concebida em Arte Nova considerado o estilo moderno, naquela época do final do século XIX e início do XX. 




Foi neste castelo que morreu em 1938, aos 62 anos.


Foi enterrada no Mosteiro de Curtea de Arges, mas o seu coração, de acordo com o seu desejo foi guardado numa caixa na capela Stella Maris, da sua propriedade  em Balchik.

Palácio Balchik, hoje em dia em território búlgaro.


Quando em 1940, toda essa área ficou a pertencer à Bulgária, o seu coração foi transladado para o castelo de Bran, onde a filha IIeana construiu uma capela para esse fim. O regime comunista guardou - o num depósito do Museu Nacional de História, durante 40 anos e, em 2015, a pedido do último Rei da Roménia, Mihai I, foi transferido para o Castelo Pelișor.

O Castelo do coração de uma Rainha...



Sem comentários:

Enviar um comentário