segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Messias de Handel

Manuscrito da parte final de Aleluia

Foi no dia 14 de setembro de 1741, que Handel terminou a composição da música Messias, a sua obra mais famosa, talvez seguida pela Música Aquática. Demorou o tempo recorde de 24 dias, durante os quais trabalhou incessantemente. A obra é composta por 3 partes, tem 51 movimentos e demora cerca de duas horas e meia. No final da segunda parte é apresentado o mundialmente conhecido coral Aleluia.
Apesar da obra ter sido concebida para a Páscoa tornou-se tradição executar o oratório durante  as festas do Natal.  
Assisti à obra na íntegra em Nova Iorque, no Carnegie Hall. O ambiente quente e acolhedor da sala contrastava com a temperatura negativa de menos dez graus da rua, por onde tinha passeado todo o dia e confesso (envergonhadamente) que passei pelas brasas por alguns momentos. 


É costume o público levantar-se para ouvir o coro "Aleluia". Deve-se ao facto de na sua estreia em Londres, o rei Jorge II o ter feito, o que obrigaria todos os presentes também a permanecer de pé. Em Nova Iorque seguiu-se esta tradição.


Handel nasceu em Halle, na Alemanha, em 1685, porém decidiu instalar-se em Londres em 1712, tornando-se cidadão britânico em 1727. Gozou do patrocinio da casa real inglesa e escreveu Música Aquática para Jorge I Zadoque para a coroação de Jorge II, a qual tem sido tocada em todas as coroações desde então. É uma das peças favoritas da Rainha Isabel II.  

Handel morreu em 1759 e foi sepultado na Abadia de Westminster.


Edição Pimlico 2009




Em St. Patrick´s Cathedral, Dublin (2006)

Foi aqui que decorreu o concerto inaugural do Messias em 1742.




Sem comentários:

Enviar um comentário