A minha Lista de blogues

sexta-feira, 17 de julho de 2020

A Casa de Windsor


Revista humoristica Punch, 1917


Jorge V foi o primeiro monarca da Casa de Windsor. Nasceu durante o reinado da sua avó, a Rainha Vitória, que governou até 1901 e, na altura do seu nascimento, era o terceiro na linha de sucessão do trono, a seguir ao pai e ao irmão mais velho, Príncipe Alberto. Com a morte inesperada deste último, devido a uma pandemia de gripe, sucedeu ao pai, Eduardo VII, filho da Rainha Vitória e de Alberto de Saxe Coburgo Gota. Casou com a princesa Maria de Teck, que fora noiva do seu irmão e, segundo consta, eram muito unidos e trocavam cartas de amor. Todavia, o então ainda Duque de Iorque (futuro Jorge V) teve uma primeira paixão por uma outra prima Maria de Edimburgo, futura Rainha da Roménia em consequência do seu casamento com o Rei romeno Ferdinand I, o qual era neto da Rainha de Portugal Dona Maria II (Exposição temporária no MNAR , A Rainha Maria da Roménia e o Castelo Pelișor).


Tanto a dinastia de Saxe Coburgo Gota como a atual de Windsor descendem diretamente da Casa de Hanover, cujo primeiro monarca Jorge I ascendeu ao trono da Grã-Bretanha em 1714 por morte da Rainha Ana. Foi no dia 17 de Julho de 1717, que foi tocada pela primeira vez o conjunto de suites musicais conhecido como Música Aquática (Water Music), composição encomendada por aquele monarca de origem alemã a Georg Frederic Handel e estreada  no rio Tamisa.

Aliás,  existe a lenda que o seu compositor, o alemão  Handel residente permanentemente em Londres desde 1712, procurava ganhar, de novo, as boas graças daquele Rei britânico, pois antes de se fixar em Inglaterra, tinha sido, entre 1710 e 1714, Mestre de Capela do então Duque de Hanover, o futuro Jorge I, o qual não teria ficado satisfeito com aquele músico, que desertara da sua corte. Se esta história tem alguma veracidade, deve-se sublinhar que o Rei Jorge I, naquela mesma noite de 17 de Julho de 1717, terá perdoado para sempre a Handel, tal o contentamento que lhe deu a magnífica música tocada por uma orquestra acomodada numa barcaça, que, diz-se, pediu que fosse repetida por mais três vezes.
         
Jorge V reinou de 1910 a 1936. Em 1917, devido ao forte sentimento anti-germânico prevalecente no seio da população britânica, durante a I Guerra Mundial (o Kaiser Wilhelm II era seu primo e neto da Rainha Vitória e a sua mulher, a Rainha, era alemã) decidiu mudar o nome de Casa Real de Saxe Coburgo Gota para Windsor. Aliás, na Europa foram muito difíceis e árduos as primeiras duas décadas do século XX  para as Casas Reais: em Portugal, o Rei D. Manuel II foi obrigado a exilar-se em 1910, após a implantação da república; na Rússia o czar abdicou após a revolução russa; os Imperadores da Alemanha e da Áustria obrigados a abdicar; e outros monarcas e membros das famílias reais europeias foram assassinados, como aconteceu em Lisboa, em 1908, quando D. Carlos foi morto no Terreiro do Paço. Jorge V estava determinado a evitar situações semelhantes no Reino Unido. 

Como já aqui escrevi num post antigo (Britain´s Royal Weddings), quando o seu filho Jorge VI casou com a mãe da atual Rainha, Isabel Bowes-Lyon, fez questão que a cerimónia fosse pública  pela primeira vez  e dessa forma criar um sentimento de empatia do povo para com a monarquia e, dessa maneira, ter o apoio da população.

Jorge V e o czar da Russia Nicolau II eram muito parecidos e houve histórias engraçadas, quando foram confundidos (A case of resemblance). No entanto, o Rei britânico tomou uma decisão muito polémica ao negar asilo politico ao seu primo, Czar da Rússia e família, assassinados a 17 de julho de 1918 pelos bolchevistas.

Assim, são quatro os monarcas da atual Casa de Windsor:

Jorge V, os seus filhos Eduardo VIII, o qual abdicou para casar com a americana Wallis Simpson e quem de fato lhe sucedeu Jorge VI (pai da atual Rainha) e a Rainha Isabel II.

O meu neto mais velho é britânco e português. uma boa pergunta para quando participar no pub quiz...


Nota: Este post tem um vídeo. Na nova versão do Blogger, tem de carregar "Ver Versão da Web" para o poder visualizar no telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário