quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Hastings



A primeira referência a Hastings é do século VIII sob a forma de Hæstingas, o nome de uma das tribos da Grã-Bretanha anglo-saxónica, que se instalou no sul de Inglaterra, numa área depois denomimada de East Sussex.

No séculio XIX, Hastings era uma vila balnear muito popular, porque o caminho de ferro foi prolongado até essa localidade e, hoje em dia, é uma importante vila piscatória. No entanto, o que torna Hastings realmente importante foi ter dado o nome à batalha, que se travou nos seus arredores em 14 de outubro de 1066. A batalha de Hastings entre o exército normando, comandado pelo duque Guilherme da Normandia e o exército anglo-saxónico do rei Harold teve como resultado uma decisiva vitória normanda, com Guilherme a ser coroado Rei da Inglaterra, em 25 de dezembro de 1066, na Catedral de Westminster.

Nunca estive naquela vila do sul de Inglaterra, mas já visitei Bayeux, onde se encontra a famosa tapeçaria, que faz uma descrição da conquista de Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, em 1066 estilo "banda desenhada".

Nessa altura procurei um livro bonito ilustrado da tapeçaria, porém não o encontrei no museu. Vim a comprá-lo em Flam, localidade na Noruega, onde se pode visitar a representação de uma antiga aldeia viking. Essa coincidência serviu para recordar a origem nórdica de Guilherme I de Inglaterra e de muitos dos seus guerreiros normandos.












Referência a Hestinga, onde o exércitou normando acampou e fez uma festa .


Sem comentários:

Enviar um comentário