A minha Lista de blogues

sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Tapeçaria de Bayeux



No recente encontro do presidente francês Emmanuel Macron com a primeira-ministra inglesa Theresa May foi anunciado o empréstimo das tapeçarias de Bayeux à Grã-Bretanha, depois de longas negociações entre representantes dos Ministérios da Cultura dos dois países. 

A decisão de Paris deverá ter como objectivo realçar a importância das relações entre os dois países num momento em que Londres negoceia a sua saída da União Europeia.

Deverá concretizar-se em 2022, após a realização de testes que vão  determinar se a tapeçaria não será de modo algum afetada pelo transporte. 




A Tapeçaria de Bayeux descreve a conquista de Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, em 1066 e o acontecimento determinante desta conquista, a batalha de Hastings, em que derrotou o rei Harold. No entanto, a maioria das cenas descrevem factos anteriores à própria batalha.

Apesar do nome "tapeçaria" trata-se de um bordado sobre  linho com fio de lã de oito cores diferentes. Mede cerca de 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura. 



Durante a Idade Média e até a Revolução era exposta na catedral, no mês de Julho para a "Festa das Relíquias". Foi num inventário da catedral, em 1476, que foi mencionada pela primeira vez, mas julga-se que terá sido feita entre 1070 e 1080 para a cerimonia solene de consagração, quando a catedral foi reconstruída.
A tapeçaria de Bayeux foi provavelmente bordada em Kent, encomendada e paga pelo bispo de Bayeux, Odo de Conteville, meio-irmão de Guilherme.
Atualmente encontra-se no Musée de la Tapisserie de Bayeux em Bayeux, na Normandia.
Tem um inestimável valor documental acerca do século XI em Inglaterra e na Normandia. Estão presentes 626 personagens, 202 cavalos, 41 navios e  37 edifícios, além de um grande número de detalhes sobre as condições de vida da época, como armamento utilizado, construção de navios, caça e até a alimentação.



O ano passado  tive o prazer de visitar Bayeux e o museu onde está a tapeçaria. Realmente não há livro sobre a Idade Média, que não traga uma reprodução deste belo bordado, para exemplificar o modo de vida da época.


O que achei também interessante foi parecer um trabalho atual.  A história é comentada com legendas em latim. Há duas tiras em cima e em baixo da faixa principal que contam pormenores da narrativa principal. Pareceu-me que tinha características da banda desenhada.
Nota: as fotografias do bordado foram tiradas da internet. Como se pode compreender não é permitido fotografar. O ambiente à volta é escuro. A tapeçaria pode ser vista através de um vidro num corredor comprido. 

Referência:
Professor L. Musset. The Bayeux Tapestry. Artaud Frères. Sem data.


Interessante animação sobre a tapeçaria de Bayeux

Ai esta liberdade...!

Nota: Este post tem um vídeo. Para o visualizar no telemóvel tem de VER a VERSÂO DA WEB


Sem comentários:

Enviar um comentário