segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Livro sobre o Palácio da Cova da Moura

O livro saiu este ano, quando Portugal assume a quarta presidência da União Europeia. No Palácio da Cova da Moura funciona a Direcção-Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

A sede do MNE é no Palácio das Necessidades, sobre o qual já existe um bonito livro da autoria do Embaixador Manuel de Côrte-Real.  (também é possível  fazer uma visita virtual ao Palácio das Necessidades), daí esta obra sobre o Palácio da Cova da Moura, parte do conjunto dos dois palácios, onde funcionam os principais serviços daquele ministério fazer falta...fica-se à espera de uma brochura sobre a sede do Instituto Camões no Palacete Seixas, na Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal.


O livro bilingue em português e inglês, tem bonitas fotografias com um capítulo sobre a sua história da autoria do Embaixador Manuel de Côrte-Real: "na segunda metade do século XIX...serve de residência ao conselheiro António de Serpa Pimentel, eminente político, conselheiro de estado, presidente de Tribunal de Contas, primeiro ministro e várias vezes ministro de diversas pastas...aqui viveu com a sua família e aqui faleceu em 1900".

Em 1903, o Dr João Ulrich comprou o edificio e apresentou um projeto de alteração. O arquiteto responsável foi Tertuliano de Lacerda Marques, que transformou a casa e ganhou o Prémio Valmor de Arquitetura.

Em 1935, o palácio foi comprado pelo Ministério da Guerra e, em 1961, instalou-se ali o Ministério da Defesa Nacional, o qual procedeu a obras de adaptação. Nesse mesmo ano, o então ministro da Defesa, general Botelho Moniz, tentou organizar um golpe de estado para derrubar Salazar.  Em 1974, a Junta de Salvação Nacional funcionava naquele palácio, onde foi tirada a icónica fotografia  junto à lareira de azulejos, antes Sala de Jantar da Família Ulrich. Apresenta também fotografias antigas cedidas por familiares da família Ulrich. 


No livro consta ainda um preâmbulo pelo Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, Secretário-Geral do MNE, um prefácio do Ministro Augusto Santos Silva e os testemunhos de três Secretários de Estado dos Assuntos Europeus, durante as anteriores presidências e o artigo "O futuro de uma Presidência em tempos incertos" da atual Secretária de Estado, a Embaixadora Ana Paula Zacarias. O posfácio é do Diretor-Geral  dos Assuntos Europeus.

O Palácio da Cova da Moura fica junto à Avenida Infante Santo. Não confundir com o bairro da Cova da Moura, na Amadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário