domingo, 21 de fevereiro de 2021

A Embaixada de Portugal em Bratislava

Hoje fui dar um passeio a pé e encontrei o edifício da antiga embaixada de Portugal em Bratislava. Era uma casa grande com duas entradas: de um lado a chancelaria e do outro a residência. 



Apesar do espaçoso terreno para dar receções, como a do Dia de Portugal, tanto de um lado como do outro está ensanduichada entre dois prédios mais altos.



A Eslováquia tornou-se independente em 1993 e durante os primeiros anos os Embaixadores portugueses não residiam aqui. Havia um embaixador não residente, habitualmente  em Viena. Consultando o Portal Diplomático online, vi que a decisão de ter um Embaixador residente e uma chancelaria só aconteceu em 2005 (era ministro António Monteiro). No entanto, esta foi fechada em 2013 (era ministro dos negócios estrangeiros Paulo Portas), para reabrir dois anos depois (com Rui Machete). Portanto, a atual Embaixada tem cerca de cinco anos. A chancelaria fica no centro histórico e a residência não fica longe.


A Residência de Portugal fica na antiga residência da Finlândia, cuja Embaixada entretanto fechou.


A Chancelaria fica no 3º andar de um prédio antigo na zona histórica



Na parede há uma placa que diz que ali viveu e trabalhou o artista Adolf Frankl, um sobrevivente do Holocausto. 






Gosto sempre de saber onde fica a embaixada do meu país, quando estou a viver no estrangeiro. Quando vou de férias, nunca as procuro. A Embaixada em Bucareste também esteve fechada desde 1989, o ano em que se deu a revolução e a queda de Ceausescu e do regime comunista (era ministro Deus Pinheiro) até 1993 (com Durão Barroso). Mas essa era uma Embaixada com embaixador residente desde 1975.



Sem comentários:

Enviar um comentário