quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Michelangelo em Roma

 


Foi o Papa Júlio II que deu carta branca a Michelangelo Buonarroti (1475-1564) para pintar os frescos do teto da Capela Sistina. O projeto demorou 4 anos (1508-1512) e o génio trabalhou sózinho.

O teto

«Não há outra obra que se compare a esta por excelência... O teto revelou-se um verdadeiro farol para a nossa arte, de inestimável benefício para todos os pintores, devolvendo a luz a um mundo que durante séculos esteve mergulhado na escuridão.»


Giorgio Vasari. Lives of the Artists. 1568 (Michelangelo)


O Juízo Final

A história da Capela Sistina e os frescos de Michelangelo podiam ter terminado em 1512, mas mais de um quarto de século depois o Papa Paulo III, amante de arte, entregou ao pintor a realização do grande mural O Juízo Final...na mesma Capela.


...e a cúpula da Basílica de S. Pedro, no Vaticano.

Outra obra prima de Michelangelo, Pietà, (1498–1499) uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista, a qual representa Jesus morto nos braços da sua Mãe, encontra-se na Basílica de S. Pedro.

Perto do Panteão e em frente do obelisco Elefantino, na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva encontra-se outra obra daquele mestre, mas o recinto estava a ser restaurado e não pudemos visitar.





Mas, na Basílica de S. Pedro Acorrentado (San Pietro in Vincoli), no túmulo de Júlio II, está a conhecida escultura de Moisés 






A Basílica de San Pietro in Vincoli foi construída no século V para abrigar as correntes com as quais São Pedro foi preso em Jerusalém. Também guarda a famosa escultura de Moisés de Michelangelo. Quando acabou a escultura, que parecia tão real, diz a lenda que o escultor bateu violentamente com um martelo no joelho da estátua e gritou-lhe: «Porque não falas comigo?».

Não visitei a Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, cujo arquiteto foi Michelangelo, mas revi e fotografei a Cordonata projetada pelo mesmo multifacetado artista.


Dois leões decoram a base da cordonata e ao fundo está o Palazzo Senatorio. Naquela época para o grande mestre o ordenamento do centro da praça constituía a solução na planificação do Capitolino. A estátua equestre de Marco Aurélio transformou-se no seu foco principal ao ser colocada na área central. Hoje em dia, a estátua original está no interior do museu e ao ar livre está  uma cópia, permanecendo a conceção de Michelangelo.






Sem comentários:

Enviar um comentário