sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Memórias portuguesas em Roma




O meu marido costuma mencionar a figura pitoresca do Oliveira da Figueira, criada por Hergé para referir como os portugueses se espalharam pelos  mais variados recantos do mundo...



Esta escultura de Tintim foi oferta dos filhos, o ano passado, por acharem engraçadas essas histórias.

Nesta curta viagem a Roma, evidentemente que não procurámos referências dos portugueses, mas elas apareceram...

Começo pela história do elefante Hanno, ou o termos descoberto no mapa uma Rua dos Portugueses, com um Café Português (o preço é que era bem italiano)...



Fica ao lado do Instituto de Santo António dos Portugueses, fundado em 1440 para dar apoio a peregrinos e doentes e agora, cinco séculos depois, é uma das poucas instituições portuguesas que, em Itália, se preocupa em manter viva a ligação cultural e religiosa entre Lisboa e Roma.
Na mesma rua encontra-se a Igreja de Santo António dos Portugueses.



Poster com os 266 Papas em S. João de Latrão, com o Papa Português...


João XXI, o 187º Papa


A Basílica de S. João de Latrão é a catedral da diocese de Roma e a Sé Episcopal do Bispo de Roma, o Papa (apesar de muitas pessoas pensarem que é S. Pedro). Fica ao lado do Palácio Laterano, antiga residência dos Papas, até se mudarem para o Vaticano. 

Nesta basílica encontra-se um monumento a D. Antão Martins de Chaves, cardeal português, bispo do Porto. Em Roma (1441), desenvolveu intensa actividade em favor dos peregrinos, na base do Instituto de Santo António dos Portugueses.

Gabriel da Fonseca (1585-1668)– médico do Papa Inocêncio X. Foi um dos primeiros incentivadores do consumo do quinino em Roma, como cura para a malária.

Em Roma viveu na Praça de S. Maria sopra Minerva, onde, em 1626, mandou construir um palácio que ainda hoje existe e é o Hotel Minerva.

Está sepultado na Igreja de S. Lourenço em Lucina na capela com o seu nome, onde existe uma estátua de mármore da autoria de Bernini.
(foto da net)



Hotel Minerva (foto da net) frequentado por celebridades 
do séc XIX, como Stendhal

E para terminar , uma visita ao túmulo do Cardeal de Alpedrinha, Jorge Costa, que morreu centenário em Roma e está sepultado na Basílica de Santa Maria del Popolo.


Gostei tanto desta viagem a Roma e do tempo dispendido, após a minha chegada, a registar os momentos que por lá passei para melhor recordar... Um adeus a Itália, pelo menos até a próxima semana...




Sem comentários:

Enviar um comentário