domingo, 22 de maio de 2022

Museu dos Relógios em Bratislava



Hoje regressámos à Casa do Bom Pastor, que tinha visitado por fora em plena pandemia, com tudo deserto. É uma alegria ver as ruas cheias de turistas e as esplanadas com movimento. Enquanto tirávamos fotografias um homem meteu conversa connosco em português. Desejou-nos boa estadia e depois disse que não era daqui, mas da Ucrânia.

Neste edifício rocócó, construído entre 1760-1765, é onde se encontra o Museu dos Relógios de Bratislava.


Há uma história rica da manufatura de relógios em Pressburgo, como se chamava a capital da Eslováquia. Os registos mais antigos datam do século XV e é curioso que do século XVI ao XIX metade das oficinas no território, que hoje em dia pertence à Eslováquia, estavam sediadas em Bratislava. No primeiro andar estão em exposição alguns mecanismos para a construção de relógios e no segundo e terceiro relógios de parede dos séculos XVIII e XIX.



Relógio (1770-80) assinado pelo mestre relojoeiro de Bratislava Jacob Guldan 





Este relógio desenhado pelo escultor Johann Fadrusz, mostra os diferentes estados da vida humana: nascimento, juventude, velhice e morte.

Achei-o tétrico.



Não me recordo de já ter visto pinturas de paisagens com relógios incorporados. Achei curioso.




O castelo e a catedral


 Relógio da igreja

Achei muito interessante esta visita. Só me recordo de visitar um museu com esta temática na cidade alentejana de Serpa.





Bom Domingo!

Sem comentários:

Enviar um comentário