terça-feira, 8 de novembro de 2022

Vlad, o Empalador

 


Pintura a óleo de 1560 (supostamente cópia de um original pintado em vida) de Vlad Țepeș (1431-1476) na colecção do palácio de Ambras, em Innsbruck ( A Câmara de Arte e Maravilhas).

O ano passado no Tirol, foi a última vez que vi referência a este príncipe da Valáquia, considerado um herói na Roménia e Moldávia, apesar dos seus métodos crueis usados contra os inimigos através de morte por empalamento. A sua fama de crueldade e brutalidade serviu de referência para o famoso  livro de Bram Stoker, de 1897, Drácula, cujo herói tornou-se mais famoso do que a figura histórica que o inspirou.

Embora a sua data de nascimento não seja consensual, alguns sítios colocam o dia 8 de novembro de 1431, como provável.

Tenho lido algumas notícias sobre o Rei Carlos III do Reino Unido ser descendente deste governante da Valáquia pela parte da Rainha Mary, casada com Jorge V. O que sei é que o outrora Príncipe de Gales tinha uma predileção pela Transilvânia, que visitava com frequência e a sua propriedade em Viscri pode ser alugada. Agora como Rei não deve ter tantas oportunidades de visitas curtas, mas quem sabe uma visita oficial ...

Na Roménia há muitos locais relacionados com Vlad III e quando lá vivi visitei e publiquei alguns posts:
Sighişoara, onde nasceu;
Rupea, uma cidadela cercada por Vlad Țepeș;
Târgoviște, capital da Valáquia no século XV, Vlad ampliou a Corte Real;
O Castelo de Corvin, onde esteve preso;
O mosteiro de Snagov, onde supostamente está sepultada a sua cabeça;
O Castelo de Bran, também conhecido como Castelo do Drácula.


Sem comentários:

Enviar um comentário