domingo, 21 de maio de 2023

Klimt. Inspired by Van Gogh, Rodin, Matisse...

 No Belvedere Inferior


Josef  Pembaur. Gustav Klimt (1890). 
Innsbruck (Tiroler Landesmuseum Ferdinandeum)

Este ano o Belvedere celebra 300 anos. Este palácio barroco, em Viena, construído para residència de Verão do príncipe Eugénio de Saboia está dividido em duas partes: Belvedere Inferior (1716) e Belvedere Superior (1723), o qual abriu as suas portas ao público, como museu em 1777 com o estabelecimento da Galeria de Pintura Imperial. Johann Lukas von Hildebrandt foi o arquiteto escolhido, que também planeou o Palácio Hof, perto da fronteira com a Eslováquia e o Palácio Schwarzenberg vizinho do Belvedere Inferior.


O Belvedere Superior situado na rua com o nome do príncipe (Prinz Eugen-Straße) é uma paragem obrigatória para qualquer turista, que visita a cidade. É a casa do famoso Beijo de Klimt, copiado em diversos artigos e vendido nas lojas de souvenirs.

A exposição que visitei ontem fica no Belvedere Inferior e a entrada faz-se pela Rennweg, para não se atravessar os extensos jardins, que cobrem aquela área.


As traseiras do Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, onde está a decorrer a exposição. O nome Belvedere (Bela Vista, em italiano) foi dado pela Imperatriz Maria Teresa, que comprou o palácio aos herdeiros do príncipe e o ampliou.


A Sala de Mármore onde o Príncipe recebia as visitas antes do Belvedere Superior estar pronto.

A exposição Klimt. Inspired by Van Gogh, Rodin, Matisse... é dedicada a artistas que influenciaram o trabalho de Klimt; e foram cuidadosamente escolhidos trabalhos de vários como Alma-Tadema, MacDonald-Macintosh, Toorop, Whistler, Monet, Rodin, Van Gogh, Matisse e outros, onde se pode verificar um misterioso encontro entre os trabalhos desses artistas e os de Klimt. Ao todo são 90 quadros expostos, desenhos e esculturas, que nos dão essa visão. Pena só haver catálogo em alemão.

 


Franz von Stuck. Pecado. 1893 e Fernand Khnopff. Lábios Vermelhos. 1897


Gustav Klimt. Judite. 1901





Margaret MacDonald-Macintosh. Paineis bordados. 1902



Gustav Klimt. Cópia de Beethoven Frieze, do Edificio da Secessão (1901) no tamanho original


Gustav Klimt. Serpentes II. 1904




Théo Van Rysselberghe. Retrato de Laura Flé. 1988
Coleção privada









Gustav Klimt. Emilie Flöge. 1902. Museu de Viena

O seu vestido muito ornamentado, uma invenção de Klimt, não seguia os padrões de moda da época, daí que Emilie e as suas irmãs conhecidas como designers de moda não tivessem gostado do quadro.


John Singer Sargent. Estudo para o quadro Madame X. Tate London e Gustav Klimt. Retrato de uma Mulher. 1893. Belvedere. Emprestado de coleção privada, desde 2013

Gosto muito do quadro Madame X (Metropolitan Museum of Art) o qual não foi uma encomenda da Madame Gautreau, mas sim um pedido do pintor para fazer o seu retrato. Na versão original, uma alça do vestido caía sobre o ombro, dando-lhe um ar sedutor. O quadro foi mal aceite, acabou com a reputação da senhora e fez com que Sargent deixasse Paris. 


Sargent fez também o retrato de Isabella Stewart Gardner, uma mulher extravagante e patrona de arte, criadora do museu com o seu nome em Boston.


Gustav Klimt. Sonja Knips. 1897-8. 
Baronesa desde a nascença, foi umas das principais patronas de Klimt.


Monet. Art Institute of Chicago. 1897 e Klimt. Leopold Museum,Viena. 1899


Fernand Khnopff. Belvedere e Klimt. Margem do Lago. 1901. Coleção Privada


Seurat.Saint Denis. 1884. National Galleries of Scotland e Klimt. Papoilas em flor.1907. Belvedere

Van Gogh. Pomar em Flor.1889. Museu Van Gogh, Amsterdão e Klimt. Avenida para o Palácio Kammer. 1912. Belvedere 


Matisse. A Rapariga de Olhos Verdes. 1908 Museu de Arte de S. Francisco.
Rodin.Juventude Triunfante.1894. Viena


Edvard Munch.Noite de Verão na Praia 1904 e André Derain. 1904. Viena

É tão agradável ver belas pinturas....Excelente sábado em Viena!


Sem comentários:

Enviar um comentário