sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Luke the Interpreter: of Jesus’ story and of Israel’s scriptures

"Luke the Interpreter: of Jesus’ story and of Israel’s scriptures is the long-awaited sequel to Doble's Paradox of Salvation (1996). Published posthumously by his family, it is the culmination of a life dedicated to Lukan scholarship.

In the author's own words:
‘Luke the Interpreter: of Jesus’ Story and of Israel’s Scriptures’ (Interpreter) is a post-doctoral monograph arguing for the narrative-theological coherence of Luke’s text (NA), on which I wrote my PhD thesis (SNTSMS 87). Intended primarily for established Lukan scholars and for post-graduate students of Luke-Acts, it also contributes to study of: first-century Jewish-Christian relations; intertextuality and interpretation-theory; and of method in New Testament studies, and Christian Origins."


Hoje recebemos o livro do bisavô dos meus netos, Dr Peter Doble (avô materno da minha nora).


As memórias ficam e os livros também.



segunda-feira, 19 de agosto de 2024

A Lua

Fotografada da minha varanda








 

domingo, 18 de agosto de 2024

Morreu Alain Delon


Um dos actores mais bonitos quando eu era adolescente. 

A propósito, lembro-me que durante a minha adolescência, as salas de cinema portuguesas mostravam muitos filmes populares franceses e italianos, assim como atores como o Alain Delon, Jean Paul Belmondo, Claudia Cardinale, Annie Girardot ... e o incomparável Louis de Funès, do qual me lembro rir às gargalhadas com a minha mãe numa das suas cenas impagáveis com um varão de cortinas no metro...  

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Recordar 14 agosto 1385





Em dezembro passado fomos â Batalha e Alcobaça...
Os netos foram hoje...





Festas do Espírito Santo em Fall River

Há 21 anos...

As Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra em Fall River atraem muita gente e duram cinco dias. Incluem o Cortejo de Bodo de Leite, Desfile Etnográfico, a Missa Solene, seguida de uma grande procissão, que conta com muitos participantes, bandas de música e a presença de autoridades e políticos locais, assim como  de Washington e Portugal. Para terminar, na segunda-feira, um grande banquete, naqueles enormes salões que comportam  cerca de 800 convidados. Assisti e participei nessas festas, ao longo dos 5 anos que vivi em Nova Inglaterra. Ocorrem sempre no fim do mês de agosto com muito calor e humidade.

Passados 21 anos, vi este ano que a ementa do jantar  mantém a tradição, pois começa, como sempre, com uma sopa minestrone...Espero que reúna, como sempre, milhares de pessoas e seja um sucesso.


domingo, 11 de agosto de 2024

Welcome Tom Cruise!



 Realmente foi uma Missão Impossível salvar aquele espetáculo... 





sábado, 10 de agosto de 2024

O Museu Cargaleiro


Cargaleiro. Grande Festa na Cidade Imaginária (1991)
Manufatura Tapeçaria de Portalegre

Esta foi a terceira vez que visitei o Museu Cargaleiro em Castelo Branco. O Solar dos Cavaleiros, palacete do século XVIII, foi recuperado e abriu como museu em 2005 com a exposição Cargaleiro-60 anos a Celebrar a Cor. Em 2011,  foi inaugurado o novo edificio, construído de raiz para ampliar o espaço.

Este ano estacionámos num novo parque subterrãneo junto do museu.


No primeiro edifício está exposta a coleção de Cerâmica da Fundação Manuel Cargaleiro e conta com peças da Faiança Ratinha, portuguesa, e Cerâmica Popular de Triana (Sevilha), da qual se destacam os Lebrillos Trianeros.




Cerâmica Ratinha, século XIX

Cerâmica Triana

Está exposta apenas uma pequena parte da coleção da Fundação.


Neste edificio fica a loja. Tem uma boa seleção de livros e catálogos.

O bonito centro de mesa Ravello, não estava à venda



No novo edifício encontramos cerâmica, pintura, desenhos e tapeçarias















Castelo Branco, 6 de agosto de 2024

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

O Museu Aristides de Sousa Mendes



Recordando Aristides de Sousa Mendes...  

 João Paulo Abranches, filho de Aristides de Sousa Mendes (esq) e a mulher (dir)
Mrs Abranches e o meu marido
Algumas caras conhecidas da Comunidade Portuguesa:
O Representante Estadual de MA, Tony Cabral, o Juíz Philip Rapoza e o Doutor Frank de Souza

Dia 19 de outubro de 2001, jantar em casa para 25 pessoas

Dia 20 de outubro de 2001

Dia 21 de outubro de 2001
O Bispo Sean O~Malley e John Paul Abranches


A Família Sousa Mendes teve papel essencial no reconhecimento nacional e internacional do antigo Cônsul de Portugal em Bordéus, mas o caminho foi longo e dificil. O filho de Aristides Sousa Mendes, John Paul Abranches, residente nos EUA, juntamente com os seus irmãos iniciou uma campanha para reabilitar o bom nome do seu pai e criou, com a ajuda de ativistas judeus, o Comité Internacional Aristides de Sousa Mendes.
Assim, em 1988, Aristides de Sousa Mendes foi, tardia mas muito justamente, reabilitado a título póstumo e reintegrado na carreira diplomática.

Em 2000, foi criada a Fundação Aristides Sousa Mendes, que adquiriu a Casa do Passal, a antiga mansão da sua família para a reabilitar e transformá-la em museu. Teve apoio financeiro do MNE como forma de indemnizar a família.

Em 1980 a casa estava num estado de degradação e abandono 

Em 2001, quando vivíamos nos Estados Unidos da América, o meu marido foi consultado por uma comissão de judeus, apoiando o filho  de Aristides Sousa Mendes, John Paul Abranches, que vinha a Massachussets participar numa homenagem em Fall River, na qual participavam católicos, protestantes, judeus e, com especial empenho, o bispo de Fall River, Sean O´Malley  Não hesitámos em apoiar e juntar-nos à iniciativa.

Acabámos por convidar para jantar em nossa casa John Paul Abranches, a sua mulher e um grupo constituído por conhecidas figuras da comunidade portuguesa e judia da região, em 19 de outubro de 2001: no dia 21 houve a cerimónia religiosa ecuménica (fotos em cima).





John Paul Abranches (1931- 2009) foi o 13º filho de Aristides de Sousa Mendes.







No dia 2 de agosto deste ano, tive o prazer de visitar o Museu Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato.










Estrutura em madeira com 14 000 nomes gravados de pessoas que Aristides de Sousa Mendes deu visto, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, contrariando a Circular 14, que proibia a sua emissão sem autorização prévia de Lisboa (em 1940, o tempo que levava o envio dos pedidos e as possíveis respostas, tornavam inúteis as eventuais autorizações, quando os nazis avançavam rapidamente pelo interior da França). Entre eles Madeleine Lebeau.



Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) era filho de José de Sousa Mendes, juíz no Tribunal da Relação de Coimbra e de Maria Angelina Abranches. Pertenciam a uma família aristocrática rural, católica e monárquica. Tinha um irmão gémeo, César, que também seguiu a carreira diplomática (quando a Alemanha invadiu a Polónia César era o Embaixador de Portugal em Varsóvia) e um irmão mais novo José Paulo.








Em 1909 casou com uma prima, Angelina, que tinha o mesmo nome da sua mãe. Os pais eram irmãos, assim como as mães também eram irmãs uma da outra. Deste casamento teve 14 filhos e, mais tarde, uma filha de uma relação extra-conjugal com uma francesa, Andrée Cibial, com quem veio a casar depois da morte da primeira mulher. Essa filha, Marie-Rose é a única sobrevivente, nascida em 1940.


Uma família tão numerosa requeria um carro especial. Este Ford de 17 passageiros foi produzido especialmente para o Cônsul transportar toda a família. Chamavam-lhe o Expresso dos Montes Hermínios, uma alusão à Serra da Estrela.



A pequena casa, ao lado da mansão, era a  garagem...

Quando planeei uma visita a Cabanas de Viriato, pensei que ia ver alguns dos objectos que decoraram a casa, porém são muito poucos. Atendendo à situação economicamente dificil de Aristides de Sousa Mendes depois de 1940, quando foi obrigado a aposentar-se compulsivamente, o recheio da casa ia sendo vendido.




As últimas salas da Casa do Passal, transformada em museu, são dedicadas aos refugiados de hoje em dia e uma homenagem à memória de José Brito Mendes, Padre Joaquim Carreira e aos Embaixadores Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho.


Foi uma visita interessante e comovente, até porque considero a restauração da casa da família de Aristides Sousa Mendes obra muito bem realizada e o seu objetivo de grande dignidade ao celebrar um Homem Bom.


......    .....


Duas semanas depois os meus netos, com os pais, também foram visitar o museu.













The Consul of Bordeaux


Aristides de Sousa Mendes no NYT


Ainda sobre Aristides de Sousa Mendes...