sábado, 5 de outubro de 2024

5 outubro 1143: Tratado de Zamora


Manifestus Probatum é uma bula emitida pelo Papa Alexandre III, a 23 de maio de 1179, que declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e D. Afonso Henriques, o seu soberano. Esta bula reconheceu a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143, em Zamora, pelo rei de Leão e por D. Afonso Henriques.



sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Jean de Wavrin e as Crónicas de Inglaterra


Coroação de Ricardo II. 

As Crónicas de Inglaterra, cujo título original em francês é Recueil des Croniques et Anchiennes Istories de la Grant Bretaigne, é uma crónica escrita por Jean de Wavrin (c. 1400 – c. 1474) sobre a História de Inglaterra das Origens até 1471. A única versão completa em 6 volumes está na Biblioteca Nacional em Paris. Uma edição de luxo de um dos livros foi oferecida a Eduardo IV e encontra-se nos Royal Manuscripts, British Library. Uma segunda edição está dispersa entre Haia, Oxford, Baltimore.


Uma das imagens das crónicas é a da Batalha de Aljubarrota



A minha descoberta da existência daquela crónica, deveu-se ao envio pela minha filha da fotografia em baixo. Ela, o meu genro, as minhas netas e o meu neto mais novo  estão em Segóvia para assistir a um baptizado. Na imagem vê-se um cartaz tendo como pano de fundo o imponente aqueduto daquela cidade espanhola. Trata-se de uma grande reprodução da iluminura daquela crónica de Jean de Wavrin.  Ficámos curiosos, pois reconhecemos a imagem, que frequentemente ilustra as referências à Batalha de Aljubarrota, cuja consequência mais importante foi a afirmação da independência de Portugal, em 14 de Agosto de 1385. 



Felizmente a internet existe hoje em dia, facilitando e acelerando as pesquisas, nem que seja só para satisfazer a curiosidade. Assim, encontrámos a referência ao Tratado de Ayllón, no qual ficou estabelecida a paz entre o Reino de Portugal e o Reino de Castela, assinado, em 31 de outubro de 1411, em Ayllón (Segóvia), na sequência da batalha de Aljubarrota. Segundo notícia da feira medieval daquela vila da província espanhola de Segóvia a edição deste ano teve esse muito importante Tratado como foco principal:

"Seis siglos después de que castellanos y portugueses firmaran en 1411 el ‘Tratado de Ayllón', con el que se iniciaba una nueva relación entre ambos, los vecinos de la villa segoviana han querido dedicar la decimoquinta edición de ‘Ayllón Medieval', la función de recreación histórica pionera en la provincia de Segovia, a esa efeméride. Y así, se programó, como acto central de la conmemoración, una representación de la firma del acuerdo por el que los castellanos renunciaban al torno portugués."




Em Segóvia, onde se encontra a minha filha e família também está a decorrer uma grande feira medieval.




Feliz Dia Mundial do Sorriso


 Foto tirada hoje pela minha neta em Segóvia

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

3 outubro- Dia da Unidade Alemã



O Dia da Unidade Alemã é celebrado no dia 3 de outubro desde 1990. É o feriado nacional da Alemanha e celebra a reunificação do país.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Outubro

 

O mês de outubro representado no livro

Em primeiro plano vê-se um agricultor semeando a terra, alguns pássaros a comer as sementes, um agricultor a cavalo puxando um arado antigo para que as sementes penetrem no solo. Um espantalho arqueiro tenta proteger o terreno das aves.
Algumas pessoas passeiam e conversam no passeio junto à muralha do castelo e uma delas entra na passagem, que leva ao interior do palácio.
Que fortaleza será esta? Nada menos que o Palácio do Louvre, cujo nome deriva da corrupção de l`oeuvre (obra), significando que o palácio está sempre num processo de transformação, nunca acabado. E foi no século XX , para a construção da grande pirâmide do arquiteto I.M. Pei, encomendada pelo Presidente François Miterrand, que se descobriu a muralha medieval de Carlos V (1338-1380), agora visível abaixo do Louvre.


De fortaleza medieval a residência real, o Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo. Em 2020 estive em Paris pela última vez para visitar a exposição sobre Leonardo da Vinci, mas no final deste mês espero regressar por uma semana.

E porque hoje é dia da Música, uma frase atribuida a Chopin: "Paris responde a tudo que um coração deseja " e a canção de Edith Piaf "Paris"
.

Outros posts:


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Dia Mundial do Turismo


 O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de setembro, desde 1980. 

Portugal é membro da Organização Mundial do Turismo (OMT) desde 1976. No total pertencem a esta organização 160 países.

 Turismo e Paz, é o tema deste ano, que não poderia ser mais adequado face ao cenário mundial atual.

"A ONU Turismo prevê que, em 2024, um recorde histórico de mais de 1,46 mil milhões de turistas viajem pelo mundo. Viajar, em especial por países com culturas e hábitos diversos dos nossos, expande horizontes. Quando contactamos com novas culturas e interagimos com pessoas de diferentes origens, somos lembrados de que o mundo é muito mais vasto e diverso do que o nosso quotidiano pode sugerir." Turismo Centro Portugal


Se não fosse a situação de conflito, estaríamos presentemente a visitar Persépolis, mas fomos obrigados a desistir...

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

terça-feira, 24 de setembro de 2024

No Centro de Arte Moderna Gulbenkian




O Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian reabriu na passada sexta-feira, após uma remodelação da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma. 



Em colaboração com o arquiteto paisagista Vladimir Djurovic, foi reforçada a relação entre a natureza envolvente e o edifício, agora mais imerso na paisagem.





Na sequência da aquisição de terrenos para alargar o espaço da Gulbenkian, o projeto de renovação do CAM criou uma zona de entrada que alterou o acesso ao edifício, que passa a fazer-se através de um novo jardim e de uma entrada pela Rua Marquês de Fronteira.

Encerrado desde 2020, o CAM, inaugurado em 1983, com projeto do arquiteto britânico Leslie Martin, está maior. Foi acrescentada uma pala de 100 metros de comprimento, que lhe dá imponência e também simplicidade e tranquilidade típicas de alguns espaços japoneses.


O interior é muito espaçoso e bem iluminado

O atual museu alberga uma coleção com cerca de 12 mil obras de arte. Estava desejando de ver os quadros da coleção permanente  como os de Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, Sarah Affonso e confesso que fiquei muito admirada por estarem muitos num pequeno espaço chamado Reservas Visitáveis, assim como um de Paula Rego





Da coleção permanente exposta não me recordava da maioria dos trabalhos como este 25 de abril e 1º de maio de Hein Semke.


Amadeo de Souza Cardoso


Eduardo Viana



Confesso que me seduziu mais o aspeto arquitetónico do museu renovado do que as obras, muitas instalações, escolhidas para a inauguração.

Valeu a espera para a visita, pois no domingo havia uma fila grande antes da entrada


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Feliz Outono

 
Lenço de seda antigo com esquilos, 
que pertenceu à minha sogra.

Outono na Nova Inglaterra: Dartmouth, MA (EUA)
 de 1999 a 2005

sábado, 21 de setembro de 2024

Álbum das férias em Lagos, Algarve

 

Lagos- Meia Praia

Praia D. Ana

Praia da Luz

Salema



Lagos- centro





Quintal do Peixe e Gaivota Branca


Deliciosas lulinhas fritas à Algarvia (Rest. Berlim) e os maiores mexilhões que já comi










Despedida de verão em Lagos, Algarve