sábado, 9 de março de 2019

Mucenici, uma tradição romena






Depois de um começo de mês dedicado às mulheres com o Mărțișor, uma receção com a Primeira-ministra romena, só para senhoras em que se abordou as conquistas das mulheres e uma conferência realizada pela IWA (International Women´s Association, em que foram convidados 3 embaixadores para falarem do papel da mulher diplomata nos seus países: Dinamarca, Egito e Índia) e uma receção oferecida pelo ministro dos negócios estrangeiros romeno para comemorar o Dia da Mulher chegou a vez de celebrar os homens. 




O Mucenici é uma celebração religiosa. Todos os anos, em 9 de março, a Igreja Ortodoxa lembra os 40 santos mártires (Mucenici), que viveram no século IV na época do Imperador Romano  Licínio, um perseguidor dos cristãos. Como os 40 santos (soldados romanos da XII Legião Fulminata, a prestar serviço em Sebaste- hoje em dia Sivas, na Turquia, se recusaram a adorar os deuses pagãos foram torturados e executados). O culto dos 40 mártires de Sebaste foi muito propagado no oriente e em Veliko Tarnovo, na Bulgária, até há uma igreja dedicada a estes mártires.

Neste dia, os homens devem beber 40 copos de vinho, um por cada santo e comer uns biscoitos (em forma de 8) também chamados Mucenici. Há muitas variantes desta receita e na Moldova, os doces com a mesma forma, são maiores e chamam-se Sfințișori (santos).

Feliz Mucenici, mas lembrem-se do conselho : Se Conduzir, Não Beba...

Sem comentários:

Enviar um comentário