A minha Lista de blogues

domingo, 17 de junho de 2018

Visita à Bulgária

Na passada sexta-feira partimos para a Bulgária para visitar Veliko Tarnovo, a capital medieval dos dois impérios búlgaros e Arbanassi, cidade e vila, muito próximas uma da outra e ambas não longe da fronteira com a Roménia. Foram só dois dias, mas viemos muito contentes com tudo o que vimos e pela maneira excelente como tudo foi organizado pela Embaixada da Bulgária e pela magnífica recepção local.

O Presidente da Câmara de Veliko Tarnovo, o Senhor Daniel Panov, à chegada, deu as boas vindas aos Embaixadores, que participavam na visita.

Museu do Renascimento da Bulgária e da Assembleia Constituinte.


É costume oferecer-se aos convidados pão, sal com especiarias e um raminho para dar as boas vindas e desejar sorte.

Edifício construído em 1879. Foi aqui que, por um voto apenas, foi aprovada a mudança da capital de Veliko Tarnovo para Sofia. Consta que um dos deputados adormeceu e não votou...


Um simpático coro de jovens atuou para o nosso grupo e o Presidente da Câmara, no seu discurso de boas-vindas, destacou que Braga, em Portugal é uma cidade- irmã e têm projetos em conjunto. Na cave do edifício existe uma grande coleção de ícones, do século XVI ao século XIX.





















Seguimos a pé para um centro multimédia. Vimos, entre diversas figuras, como o czar recebia os embaixadores.




Partimos novamente a pé para Samovodska Charshia (rua dos artífices, criada no século XIX).

Gostei muito do trabalho de olaria.









Apesar da chuva deu para apreciar alguma bonita arquitectura, apreciando também o trabalho de restauração de casas antigas.

















Partimos para um edifício, situado na zona alta da cidade, com um grande terraço para apreciarmos o espetáculo de Som e Luz depois do jantar, oferecido pelo Mayor.

Foi aqui que começámos a acompanhar (apenas pela "net") o jogo de futebol entre Portugal e Espanha, para o campeonato mundial de futebol na Russia (2018), que terminou num empate 3-3. Sofremos um pouco. Uma senhora, de Chipre, sentada ao nosso lado perguntou: "O Ronaldo é o  melhor jogador de Portugal, não é? " ao que o meu marido e eu respondemos em uníssono: "Não. Ele é o MELHOR DO MUNDO". E deu prova disso, pelo relato que fomos lendo....


















No dia seguimos saímos do hotel em Arbanassi

Fomos a pé visitar a extraordinária  Igreja da Natividade de Cristo em Arbanassi.



 O exterior é bastante austero. Não se consegue imaginar a riqueza do seu interior cheio de belíssimos frescos do século XVI e alguns posteriores, em que nem um centímetro, do tecto e das paredes, é deixado em branco.

O coro da Capela Angelski Glasove atuou especialmente para nós. Adorei. Foi um dos pontos altos da visita.


Seguimos pelas bonitas ruas de muros altos até à casa de Konsantsalieva, antiga propriedade de um rico mercador, que dispunha de regalias especiais concedidas pela administração otomana.



Aqui aprendi a dizer "bilhete" em búlgaro. É muito difícil perceber o que está escrito, pois usam o alfabeto cirílico, que desconheço e, portanto, não conseguia "decifrar" minimamente o que estava escrito .




A casa tinha um "WC" e um poço, próprios das casas muito ricas



















e um quarto especial para as mulheres ficarem com os filhos, até aos 40 dias...


Voltámos a Veliko Tarnovo, que fica a cerca de 4 km de Arbanassi e visitámos um novo museu ao ar livre, que não tinha sido possível na véspera, devido à chuva. Abriu em Setembro do ano passado e foi criado por um ucraniano. É uma espécie de versão de Portugal dos Pequeninos. Gostei muito da localização, rodeado de arvoredo
























E fomos de visita à fortaleza, que vira na véspera à distância.


Almoçámos num restaurante muito conhecido, na parte nova da cidade


Já de regresso à fronteira fomos visitar um mosteiro nas rochas. Foi o segundo mosteiro, que visitei cravado nas rochas. O primeiro fora em Sumela, na Turquia na região do Mar Negro (para não mencionar algumas igrejas na Cappadocia)



Valeu a pena a subida, não muito difícil, através de escadas. Vi um belíssimo S. Jorge.


Um pequeno descanso na casa dos monges, muito simpáticos e acolhedores. As "colegas" da Lituânia, Suíça, Croácia (esq) e Itália, Alemanha e Chipre (dir).


    


E é claro... o meu marido encontra uma referência a Portugal em todo o sitio. Aqui não podia faltar. Foi um vinho chamado Portugal, que estava na igreja. distribuído por uma cadeia de supermercados alemã.
.















Belo fim de semana!

2 comentários: