quarta-feira, 20 de maio de 2020

Dia Mundial das Abelhas

O post de hoje foi baseado num pequeno texto compilado pelo meu genro para a festa do primeiro aniversário da sua filha, a minha neta Beatriz.


As abelhas são dos mais importantes insectos polinizadores. Visitam muitas flores da mesma espécie em sucessão, voando de flor para flor com os pelos cobertos de pólen, fazendo desta forma uma polinização bastante eficaz. Há mais de 25.000 espécies de abelhas conhecidas. Dada a importância desses insectos, há vários significados que lhes foram sendo atribuídos ao longo da História.

Flor de abelha
A astrapeia ou Flor de abelha é uma planta, cujas flores se assemelham a este insecto com três pétalas manchadas, duas das quais representam as asas e a outra o corpo.

- Às sacerdotisas de Ceres e também a outras divindades deram-se nomes de abelhas, porquanto se exigia delas atividade, vigilância e pureza.







- O Manto Imperial de Napoleão em veludo vermelho era bordado com  abelhas douradas, símbolo de imortalidade e ressureição.












- A Ordem da Abelha foi instituída em Sceaux por Louise Bénédicte de Bourbon (mulher do duque de Maine) em 1703. A insígnia é uma colmeia com uma abelha a voar e a legenda:

Piccola si ma fa pure gravi le ferite” (é pequena, mas consegue ferir) lembrando a sua própria estatura (muito baixa) e o seu feitio.


foto da net

A apicultura, a arte de criação de abelhas, tem sido praticada há milénios. Lembro-me de ser criança e ficar no carro, enquanto o meu pai ia visitar as suas abelhas. Tinha vestimenta adequada para se proteger contra as ferroadas.





Hoje, vi que a mulher do Príncipe Carlos do Reino Unido também tem esse hobby.






Nota: Este post tem um vídeo. Na nova versão do Blogger, tem de carregar "Ver Versão da Web" para o poder visualizar no telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário