domingo, 1 de agosto de 2021

Agosto


O mês assim chamado em honra do imperador César Augusto começa hoje.

Agosto, é o período de férias por excelência. Ontem, na autoestrada de volta a casa podiamos ver filas de veraneantes em autocaravanas em direção ao mar (digo Croácia), enquanto que o lado de regresso a Bratislava se mantinha relativamente calmo.

Em Lisboa, vi recentemente o Livro de Horas de D. Manuel, numa exposição, que lhe é dedicada (e a Bíblia dos Jerónimos). Recordou-me outro Livro de Horas: As riquíssimas horas do duque de Berry, (século XV) muito ilustrado com pequenas e preciosas iluminuras e que se encontra guardado no Château de Chantilly, em França.

Ilustração do mês de agosto (séc XV)

Os nobres vão à caça levando os seus falcões, enquanto que em segundo plano vemos os camponeses terminando a colheita e a nadar. Atrás deles, o castelo de Etampes. Na astrologia, agosto começa com o sol no signo de Leão (até 23 de agosto) e termina em Virgem (a partir de 24 de agosto).

O castelo de Etampes, não longe de Paris, começou por ser uma fortaleza no século X, que foi aumentada no século XII, tendo sofrido diversos cercos na Guerra dos 100 Anos (1337 – 1453). Atualmente, apenas existe a Torre de Menagem. A iluminura referente ao mês de agosto serve de memória de um passado, retratando no seu esplendor medieval muralhas já desaparecidas. Todavia, em Lisboa e em Bratislava os seus castelos, várias vezes reconstruídos, no alto de colinas sobranceiras aos rios Tejo e Danúbio, continuam a recordar as suas origens, certamente quase tão antigas como as próprias cidades. 


O castelo de S. Jorge em Lisboa e o de Bratislava em gravuras do século XVI


Sem comentários:

Enviar um comentário